Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2009 - 09h14

Parentes ganham bilhetes de membros do Conselho de Ética da Câmara

Publicidade

da Folha Online

Um terço dos integrantes do Conselho de Ética da Câmara, órgão responsável por julgar eventual quebra de decoro dos deputados, emitiu pelo menos 35 passagens para o exterior em seus próprios nomes ou no de terceiros, incluindo parentes, amigos e funcionários, informa reportagem de Leonardo Souza e Adriano Ceolin, publicada nesta segunda-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo a reportagem, todos os destinos são cidades que recebem grande fluxo de turistas anualmente: Londres, Paris, Milão, Miami e Buenos Aires.

A Folha informa que os dados constam dos registros de companhias áreas. Além de cinco titulares do conselho --Dagoberto Nogueira (PDT-MS), Moreira Mendes (PPS-RO), Ruy Pauletti (PSDB-RS), Nazareno Fonteles (PT-PI) e Waldir Maranhão (PP-MA)--, os suplentes Marcelo Melo (PMDB-GO) e Fernando Coruja (PPS-SC), líder de seu partido na Câmara, financiaram mais 19 viagens para fora do país com dinheiro da Casa. Ou seja, foram no mínimo 54 bilhetes da cota área dos sete congressistas.

Outro lado

Mendes confirmou à reportagem que usou sua cota de passagem para levar a mulher e o filho a Miami em 2007. Ele, entretanto, negou-se a contar o motivo da viagem e questionou a origem da informação.

Fonteles negou ter pedido passagens aéreas para o exterior e não reconheceu os nomes das cinco pessoas que aparecem como beneficiárias de sua cota pessoal.

Coruja também negou ter autorizado a emissão de passagens aéreas para quatro pessoas viajarem para Miami (EUA). 'Não conheço esses nomes, mas vou querer uma investigação', afirmou o parlamentar. Reconheceu, no entanto, o uso de bilhetes da Câmara para viagens de amigos e familiares a Buenos Aires e Paris, em 2007. 'Aproveitei os créditos que tinha.'

Além de ter cedido parte de sua cota para a filha e para a mulher irem para o exterior, Nogueira autorizou a emissão de bilhetes para o chefe de gabinete dele, Sérgio Vieira, e a mulher, Sandra Vieira, visitarem Milão (Itália). "Mas eu não cometi nenhuma ilegalidade, já que era permitido", disse.

A Folha não localizou Maranhão, Melo e Pauletti.

Leia a reportagem completa na Folha desta segunda-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

Comentários dos leitores
helio marinho (51) 22/01/2010 18h26
helio marinho (51) 22/01/2010 18h26
O inferno de Dantes(divina comedia) é o paraiso comparado ao STF,que ao pronuciar contra a não obrigatoriedade da profissão jornalistica,para aqueles que exercem tal profissão,fez com que apenas se copiem as questões sem conhecer os metodos em profundidade e extensão sua causas e seus efeitos;sendo assim,qualquer um pode dizer e ser qualquer coisa,pois,os instrumentos de aferimentos e de avalição não passam de meras formalidades legais sem utilidade pratica alguma,a balança é só um patuá,não tendo serventia nenhuma e o relogio é um amuleto de adoração aos deuses;ora,essas decisões são feitas de oblações aos extraterrestres,porque não tem conecções nenhuma com a realidade dos fatos das coisas terrenas;ao inves de obrigar que o SUS tenha a capacidade de antecipadamente diagnosticar provaveis complicações fetais,prefere suscitar o debate dos ainda não vivos,que na verdade deveria discutir a morte dos que estão vivos;quem é que pode levar a serio uma instituição assim,que não tem capacidade do porvir e que não interfere de maneira eficaz na erradicação definitiva da mazela sociais;se o mal é pago com a justiça,o que paga a justiça quando ela torna-se má;somente quando ela propria se tornar cruel e violenta consigo mesma,porque só assim vai aprender a sí temer,a sí respeitar e a sí conhecer. sem opinião
avalie fechar
Eduardo Giorgini (480) 12/01/2010 16h03
Eduardo Giorgini (480) 12/01/2010 16h03
"Dilma neles!"
Isso ai!
Dilma no Lula, Dilma no Delúbio, Dilma no mensalão, Dilma na Dilma ...
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (315) 10/01/2010 13h52
Leucio Da Mota Barbosa (315) 10/01/2010 13h52
O PIG ESTA ENTRANDO EM DESESPERO TOTAL !
OS SEUS GRANDES REPRESENTANTES SE CONTORCEM EM DORES , COM SUA LINGUAGEM AGRESSIVA E MENTIROSA .
SABEM PORQUE ? ESTÃO DESESPERADOS PORQUE SABEM QUE VÃO PERDER AS PROXIMAS ELEIÇÕES !
ESTES SÃO ALGUNS AUTENTICOS REPRESENTANTES DA FAUNA
DA IMPRENSA MARROM .
É PIG !
É PIG !
É PIG - É PIG -É PIG !
JABOR , MERVAL PEREIRA , MAINNARD " AQUELE DA VEJA" , BORIS CASOY , LUCIA HIPOLITO , BOECHAT , SARDENBERG .
ELES PENSAM QUE SÃO OS DONOS DA INFORMAÇÃO , E PENSAM QUE SÓ EXISTEM IMBECIS PARA ACREDITAREM NOS SEUS COMENTÁRIOS .
82 POR CENTO DOS BRASILEIROS E TODA IMPRENSA INTERNACIONAL , NÃO PODEM ESTAR ERRADOS E OS PIG CERTOS .
POR ISTO DILMA NELES !
4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1645)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página