Publicidade

Publicidade
Brasil
23/04/2009 - 08h35

Ciro Gomes insulta Ministério Público e deputados

Publicidade

MARIA CLARA CABRAL
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Entre as muitas reações às medidas anunciadas pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), contra a "farra das passagens", a do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) foi a mais "raivosa". Indignado, ele chamou colegas de "babacas" e falou palavrões enquanto conversava com jornalistas.

Ao negar em plenário que tenha emitido passagens de sua cota para a sua mãe ir a Nova York (EUA), Ciro foi mais moderado. "Trata-se de leviana e grosseira mentira aquilo que foi feito, envolvendo pelo menos o nome de minha mãe, octogenária", disse.

Minutos depois, no entanto, Ciro, ex-candidato a presidente da República, repetiu por diversas vezes aos jornalistas que creditavam a informação ao Ministério Público: "Ministério Público é o caralho! Não tenho medo de ninguém. Da imprensa, de deputados". "Pode escrever o caralho aí", disse.

Ainda muito irritado, o deputado criticou as medidas, anunciadas ontem, que vetam o uso da cota por familiares, chamando alguns colegas, sem dar nomes, de "babacas". "Até ontem era tudo [o uso de passagens] lícito, então por que mudou? É um bando de babaca", disse.

Em referência a Fernando Gabeira (PV-RJ), o deputado do Ceará também fez críticas a colegas que "se dizem do grupo dos éticos, mas dão passagens aos seus parentes". Ciro disse que não só não usou sua cota para sua mãe como devolveu, desde 2007, R$ 189 mil aos cofres públicos.

Na última pesquisa Datafolha, feita em março, Ciro aparece em primeiro ou em segundo lugar na corrida presidencial, a depender do cenário.

Além dele, o deputado Sílvio Costa (PMN-PE) também fez fortes críticas a Temer. Ele afirmou que vai recorrer em plenário caso seja aprovado o ato da Mesa que acaba com o uso da cota para parentes. "Não é justo que mulher e filhos não possam vir a Brasília. Quer dizer que agora eu venho para Brasília e minha mulher fica lá? Assim vocês querem que eu me separe. É preciso acabar com essa hipocrisia. Ou a Câmara tem a coragem de falar a verdade ou cada dia vamos apanhar mais", disse, para logo a seguir ser aplaudido por colegas.

Integrantes do PT, em reunião na tarde de ontem, também criticaram o presidente da Casa. O entendimento é que não se pode tomar atitudes de acordo com reportagens publicadas na imprensa. Ao contrário, Gabeira, que também teve seu nome envolvido no escândalo das passagens, foi à tribuna para defender Temer e dizer que em dez dias vai anunciar uma proposta de redução de custos "indolor" aos deputados.

Gabeira, que admitiu ter cedido passagens a uma de suas filhas, afirmou que já solicitou um levantamento para devolução do dinheiro e que passou "por um corredor polonês na imprensa". "Eu arranhei minha imagem espontaneamente [ao admitir a emissão da passagem]. Não poderia trabalhar aqui fingindo que eu não usei."

Comentários dos leitores
ALBERTO RUIZ (77) 27/11/2009 08h21
ALBERTO RUIZ (77) 27/11/2009 08h21
Não sei pq tanta celeuma em torno da viagem de carona do lulinha e mais 15 amiguinhos no aerolula. O avião é do pai dele mesmo. 1 opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (725) 26/11/2009 23h23
Bolinha da Lulu (725) 26/11/2009 23h23
Caro Luiz Antonio Marcelino 26/11/2009 11h09, agradeço o comentário elogioso, mas tenho tentado postar esse texto no fórum apropriado que é o Eleições 2010, mas a moderadora não permite, por que? Logicamente por que expressa uma verdade muito contundente contra o PT que deve morar no coração dela e assim ouvir ou ler a verdade confunde sua dignidade nada consistente sendo que o menos texto sem a mudança de uma vírgula tentei posta-lo desde de terça feira e sou barrado. Assim usei outra alternativa postei em outro fórum por que toda censura é burra e aqui esta a prova. Basta ver que a referencia que faço ao Sr. Marcos esta no fórum que mencionei.
É duro ser pobre e precisar de emprego e se sujeitar a fazer algo que desconhece.
sem opinião
avalie fechar
Cassio Tavares (672) 26/11/2009 14h54
Cassio Tavares (672) 26/11/2009 14h54
Estão dizendo aí que o Brasil está melhorando porque agora o Presidente Lula fica só atendendo os telefonemas dos chineses interessados em comprar nossas comodities e pronto. Hoje exportamos até automóveis e aviões ( 3ª industria do mundo ). Curioso. O Sr. Fernando Henrique tinha telefone e a China estava lá bombando desde 1.979 sob o comando de Deng Xiaoping ( cerca de 10% ao ano ) e os Estados Unidos passava no Governo Bill Clinton pelo melhor momento na economia da história americana. Então podemos tirar algumas conclusões. Como o ex-presidente dizia assim : ESQUEÇAM DE TUDO QUE ESCREVI, os chineses concluiram que com esse aí não dava para conversar. Conversar com um poste seria mais adequado. Outra hipótese é que o ex-presidente não tinha conhecimento que o Brasil era rico em comodites e por isso não foi possivel atender aos chineses. Outra hipótese é que não tinha tempo para tratar desses assuntos de menor importancia, porque toda hora tinha que viajar ao exterior passando o chapéu nos organismos internacionais para o país não ir a lona. Pelo menos que deixasse aqui o poste atendendo que o resultado seria muito melhor. Resta a oposição sem discurso, sem rumo e sem voto, dizer que o Presidente Lula bebe, e se fosse verdade pior ainda. Até bebado ele é melhor do que o ex, imagine se não bebe !!!! Êta desgraceira essa oposição !!!! 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1564)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca