Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2009 - 10h30

Ministro do STF nega pedido de habeas corpus a Edmar Moreira

Publicidade

da Folha Online

O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), indeferiu pedido de liminar em habeas corpus ao deputado federal Edmar Moreira (sem partido-MG).

A defesa de Moreira pedia a extinção de um inquérito que tramita contra ele no Supremo e apura a suposta prática de apropriação indébita de contribuições previdenciárias.

O deputado alega que os débitos previdenciários foram regularmente parcelados, em 26 de abril de 2000, através de adesão ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal).

Assim, segundo ele, deve ser aplicada ao caso a legislação posterior, mais benéfica, na qual a adesão ao Refis extinguiria a possibilidade do parlamentar ser punido pelo não pagamento das contribuições.

Na decisão, Mello destacou que a instauração de inquérito "não constitui, só por si, situação caracterizadora de injusto constrangimento, notadamente quando iniciada por denúncia consubstanciadora de descrição fática cujos elementos se ajustem, ao menos em tese, ao tipo penal".

O deputado ficou conhecido pelo escândalo do castelo, avaliado em R$ 25 milhões, construído na Zona da Mata mineira.

Moreira também é investigado pela Câmara. O parlamentar é acusado de utilizar notas fiscais de sua empresa de segurança para justificar gastos com a verba indenizatória.

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (44) 16/07/2009 10h25
Marcelo Moreto (44) 16/07/2009 10h25
Caro Bob,
Nós que somos mais esclarecidos e menos ignorantes não temos tempo de ir as ruas, pois na maioria, temos filhos, contas e geralmente muito trabalho. Deveria ser o trabalho da polícia prender ladrões...
4 opiniões
avalie fechar
Bob Taylor (3) 16/07/2009 09h03
Bob Taylor (3) 16/07/2009 09h03
e por que ainda não estamos nas ruas nos manifestando contra estas palhaçadas ? 1 opinião
avalie fechar
Geraldo Sousa (14) 16/07/2009 09h00
Geraldo Sousa (14) 16/07/2009 09h00
Conselho de Ética? Foro privilegiado. Deputados que se lixam para a população? Desvios pantagruelescos? Pessoas comuns ou distintas da população? Poder pelo poder. PETRALHAS (PT) X DEMÕNIOS (DEM) ? Tabaréus maranhenses no poder há tanto tempo? Ladrãoes e velhacos nas assembleias e senado? Ministério Público iseto e equilibrado? Gente impoluta e proba? Amor ao mundo material e as sus benesses é a gira da ciranda. Ô país sem E D U C A Ç Â O, sem amor-próprio, sem idéias. Se tivesse lei obrigando a parentaiada dos mangagões da Pátria ser obrigada a estudar em ESCOLAS PÚBLICAS e sen atendida pelo SUS, talvez surgisse uma luzinha no fim do túnel. Mas não. EU "tou me lixando pouco para o "povo", quero o poder pelo poder, vou levantar a bandeira da moralidade, nos meus comícios o tripé da campanha será: SAÙDE, EDUCAÇÂO, SEGURANÇA. Alguém já ouviu outra coisa? Se sim, avisem-me. Ô país de BRUZUNDANGA! Filhos da pátrisa, A C O R D E M!!! 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (574)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página