CPI dos Grampos adia pela terceira vez consecutiva votação de relatório final
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
A CPI das Escutas Clandestinas da Câmara adiou mais uma vez nesta quarta-feira a votação do relatório final da comissão. A nova relatora da CPI, deputada Iriny Lopes (PT-ES), pediu mais 24 horas para analisar os quatro votos em separado apresentados ao texto final do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) --que se licenciou da Câmara para assumir a Secretaria de Justiça da Bahia. É o terceiro adiamento consecutivo desde a semana passada, quando a CPI se reuniu para analisar o texto de Pellegrino.
O presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), marcou a nova reunião da comissão para amanhã. A expectativa, porém, é que a votação só ocorra efetivamente na semana que vem, uma vez que os deputados prometem se estender na discussão do relatório de Pellegrino. O prazo final para a CPI encerrar os seus trabalhos termina na próxima quinta-feira (14).
Iriny Lopes considerou "inédito" assumir a relatoria da CPI no momento da votação do texto final, elaborado integralmente por Pellegrino. A relatora disse que, apesar de conhecer integralmente o texto do relator, precisa de mais tempo para analisar os votos em separado --apresentados pela oposição, PSOL, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) e pelo deputado Laerte Bessa (PMDB-RJ).
A CPI vai tentar buscar um acordo entre o texto final e os votos em separado para evitar que a disputa seja solucionada em votação. A principal divergência está nas sugestões de indiciamentos dos protagonistas da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que apura crimes financeiros atribuídos ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity.
Enquanto Pellegrino inocenta o delegado Protógenes Queiroz, Dantas e o ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Paulo Lacerda, a oposição e Itagiba sugerem os indiciamentos dos três protagonistas da Operação Satiagraha --Protógenes e Lacerda por falso testemunho e Dantas por interceptação clandestina.
O PSOL apresentou um terceiro voto em separado para livrar Protógenes do indiciamento, com a sugestão do indiciamento de Dantas. Laerte Bessa apresentou o voto com o pedido para que Pellegrino retire os indiciamentos de Idalberto Araújo e da delegada Eneida Taguary por suposta execução de escuta ambiental sem prévia autorização judicial.
Leia mais sobre a CPI dos Grampos
- Nova relatora da CPI dos Grampos adia votação do relatório final por 24 horas
- Presidente da CPI dos Grampos sugere indiciamento de Dantas, Protógenes e Lacerda
- CPI dos Grampos vota texto final com novo relator; oposição quer indiciamentos
Leia outras notícias de política
- Relator diz processo contra Edmar é "boi de piranha" sobre uso irregular de verba
- PSDB paulista quer meio-termo para prévias entre Serra e Aécio
- Deputados têm opiniões variadas sobre pontos da reforma política
Especial
- Veja o que existe em nossos arquivos sobre a Operação Satiagraha
- Leia cobertura completa sobre a crise dos grampos
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u606408.shtml
Está na hora da OEA intervir no SENADO e enviar observadores internacionais, caso contrário, o SENADO brasileiro entrará numa crise sem precedentes e isso poderá desestabilizar a democracia no país e a OEA deve obrigar a colocar os Senadores para trabalhar e votar os projetos encalhados e acabar de vez com a ganância pelo poder e cuidar dos seus proprios interesses e de seus partidos políticos.
O SENADO está sendo uma vergonha para o Brasil, parem com esta guerra e coloque a pauta de votação em dia!!!
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar