Brasil
14/05/2009 - 21h04

TSE arquiva ação contra Lula e Dilma por propaganda eleitoral antecipada

Publicidade

colaboração para a Folha Online

Em sessão nesta quinta-feira, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu arquivar a representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) por suposta propaganda eleitoral antecipada no encontro de prefeitos, em fevereiro, organizado pelo governo federal, em Brasília. O julgamento da ação já havia sido adiada por duas vezes.

Na representação, o DEM e o PSDB alegaram que o clima do evento era eleitoreiro e que o encontro serviu para impulsionar a candidatura de Dilma. Os partidos sustentam também que mesmo sem pedido de voto expresso para Dilma, o encontro com 5.000 prefeitos "consegue levar ao conhecimento de todos o nome de um agente público que, se depender da vontade do presidente da República, será oficialmente anunciado como candidata à sucessão presidencial".

Lula Marques/Folha Imagem
Arivaldo Gordo, prefeito de Lamarão, posa com fotomontagem tirada em encontro
Arivaldo Gordo, prefeito de Lamarão, posa com fotomontagem tirada em encontro

O presidente Lula já afirmou publicamente que Dilma é sua preferida para a sucessão presidencial de 2010.

Na defesa de Lula e Dilma, a AGU (Advocacia Geral da União) atacou os governadores de São Paulo, José Serra (PSDB), e do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM).

O ministro José Antônio Dias Toffoli afirmou que Serra também promoveu evento semelhante em São Paulo --e que o encontro em Brasília contou com o apoio do governador do DF, que é da oposição.

Em parecer do vice-procurador-geral eleitoral, Francisco Xavier, encaminhado ao TSE, ele também disse que o presidente e a ministra não fizeram propaganda no encontro com prefeitos.

Arquivamento

O relator da representação, ministro Arnaldo Versiani, afirmou que as provas reunidas no processo eram insuficientes para caracterizar a propaganda antecipada.

Entre os argumentos usados pelo ministros para arquivar o caso, estava a ausência de um referência direta à candidatura da ministra durante o evento. "É preciso diferenciar o que é fato público e fato publicado", afirmou a ministra Cármen Lúcia, em referência às notícias que sugeriram um aproveitamento eleitoral do evento com prefeitos.

"Não é pelo fato de nos encontrarmos em um ano pré-eleitoral que não possa haver um desvio eleitoral", afirmou o presidente do TSE, ministo Carlos Ayres Britto. Ele, no entanto, também concordou que não havia provas suficientes para levar a representação adiante.

Comentários dos leitores
Está pegando a doença da Dilma,está mentindo descaradamente.Se emagreceu,de onde vem es´ta cara inchada que mais parece o Yoda barbado? sem opinião
avalie fechar
Cassio Tavares (648) 24/11/2009 17h21
Cassio Tavares (648) 24/11/2009 17h21
Gedeão, nem vou comentar mais o que voce escreve. É DE UM DESCONHCIMENTO COMPLETO. Já cansei de dizer que QUALQUER CIDADÃO PODE PROCESSAR QUALQUER OUTRO ATÉ NO STF. Mas como todo mundo sabe desde pequenininho que para dar entrada e proseguimento em ações nas instancias judiciais é necessário que isso seja feito por um advogado. Qualquer cidadão que cursa o 2° grau sabe disso. O que eu disse é que QUALQUER CIDADÃO PODE APRESENTAR DENUNCIA CONTRA QUEM QUER QUE SEJA ATÉ NO STF. E isso é a plena verdade. Quanto as denuncias de compra de votos, vou continuar colocando aqui tudo o que o Senador Alvaro Dias disse da tribuna do senado. Porque voce não envia a ele um email e pergunta se essa compra de votos denunciada por ele é verdadeira ou não ? Ou ao seu irmão Osmar Dias. E por isso eles foram expulsos do PSDB. Consulte-os ou os arquivos do senado. Eu quero ver se ele TEM PEITO DE NEGAR. Vamos ver. Agora voce querer que eu tenha as provas comigo é demais. O seu irmão Osmar Dias também expulso por assinar a lista da CPI da compra de votos, teve a dignidade de permanecer no PDT do Paraná. Sabe no fundo o que está acontecendo ? É o desespero que bate na oposição porque seu possível candidato a presidente já vai descendo a Serra numa velocidaaaaade..... O Sr. Serra não tem coragem de dizer ao seu partido que não concorrerá a presidencia, porque ele doido não é. E vai empurrando sua angustia e constrangimento até quando puder. E cada o peito para dizer isso ao partido ? sem opinião
avalie fechar
O Pacificador (193) 24/11/2009 17h00
O Pacificador (193) 24/11/2009 17h00
"Serra diz que Ciro não vai fazer nada que Lula não queira..."
O problema, é que o Serra é um cara educado...
Mas fica claro que ele quis dizer, que Ciro é apenas um "pau mandado.." e mais nada.
No que está absolutamente certo!!!
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (14919)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca