Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2009 - 20h38

STJ suspende julgamento de recurso para libertar ex-deputado Álvaro Lins

Publicidade

da Folha Online

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspendeu ontem o julgamento do recurso para reverter a prisão preventiva do ex-deputado estadual e ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Álvaro Lins (PMDB). A decisão foi adiada porque o desembargador convocado Celso Limongi pediu vista do processo.

Antes do adiamento, a votação do recurso estava empatada. O ministro-relator, Nilson Naves, votou pela concessão do pedido e foi seguido pela ministra Maria Thereza de Assis Moura. Os ministros Paulo Gallotti e Og Fernandes votaram pelo não conhecimento do habeas-corpus.

Preso em Bangu 8, Lins teve o mandato cassado pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) no dia 12 de outubro de 2008 por quebra de decoro parlamentar.

Ex-chefe da Polícia Civil no governo de Rosinha Matheus (PMDB), Lins chegou a ser considerado foragido da Justiça Federal, onde responde a processo pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, facilitação de contrabando e formação de quadrilha armada. Ele se apresentou no dia 19 de agosto de 2008.

Lins chegou a ser preso em flagrante no fim de maio de 2008 durante a Operação Segurança Pública S/A, que desarticulou o suposto esquema. Mas ele foi solto por determinação da Alerj. Na ocasião, os deputados julgaram que o flagrante não estava configurado. A operação Segurança Pública S/A é um desdobramento da Operação Gladiador.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página