Com derrota de Ellen Gracie na OMC, Lula perde chance de indicação ao STF
ANDRÉA MICHAEL
FELIPE SELIGMAN
da Folha de S.Paulo
A derrota do governo brasileiro ao não conseguir emplacar a ministra do STF Ellen Gracie na OMC (Organização Mundial do Comércio) não repercute somente nas pretensões diplomáticas do país. Ela também terá impacto na política interna brasileira.
A até então provável nomeação de Ellen na OMC daria ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a chance de indicar mais dois ministros para o STF antes de deixar a Presidência da República, em 2010.
Desde que assumiu, em 2003, Lula nomeou 7 dos 11 ministros que compõem a corte. Além de Ellen Gracie, que poderia sair do cargo até o final deste ano, Eros Grau deve deixar a corte no ano que vem, se for mantida a idade de 70 anos para a aposentadoria compulsória dos magistrados.
| Alan Marques/Folha Imagem |
![]() |
| Ministra Ellen Gracie, do STF, perdeu a vaga na OMC para o mexicano Ricardo Ramirez |
A derrota da ministra do STF representa um balde de água fria nas pretensões do atual advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli. Ele é o nome natural do presidente Lula para a próxima indicação ao Supremo e tinha expectativas de ser o substituto da ministra.
Além dele, outros nomes também estavam na disputa. É o caso da juíza Sylvia Steiner, que irá terminar seu mandato no Tribunal Penal Internacional.
Os ministros do STJ César Asfor Rocha e Ari Pargendler, além do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza --conhecido por todos os ministros do Supremo-- também eram cotados para o cargo.
Até o nome do atual ministro da Justiça, Tarso Genro, era citado, caso não conseguisse aprovação de seu partido, o PT, para se candidatar ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições do ano que vem.
A disputa agora será maior. Em vez de duas vagas, todos esses nomes estão na disputa por apenas uma vaga.
Antes de sua indicação para a OMC, a ministra, que sinalizava disposição para deixar o STF desde que saiu da presidência da corte, em abril de 2008, havia cogitado ir para a Corte de Haia. Mas o governo brasileiro já tinha candidato --Antonio Augusto Cançado Trindade.
| Arte/Folha | ||
![]() |
Leia mais sobre o STF
- Mexicano Ricardo Ramirez vence Ellen Gracie em disputa por vaga na OMC
- Procurador-geral da República nega pleitear vaga no STF e diz que fica no cargo até junho
- Brasil lança candidatura de Ellen Gracie para Órgão de Apelação da OMC
Outras notícias de Brasil
- Senado paga ilegalmente ajuda com habitação para 42 parlamentares
- Após falar com Lula, Renan "rifa" a oposição na CPI da Petrobras
- Painel da Folha: Partidos pequenos da base aliada se unem contra voto em lista fechada
Livraria




