Oposição diz que vai obstruir votações por cargos na CPI da Petrobras
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
O senador Renan Calheiros (AL), líder do PMDB no Senado, formalizou nesta terça-feira a decisão da base aliada governista de não ceder a presidência ou a relatoria da CPI da Petrobras aos partidos de oposição. Renan comunicou oficialmente o líder do DEM, senador José Agripino Maia (RN), de que os partidos governistas vão ficar com os dois cargos de comando da comissão.
A oposição promete obstruir todas as votações do plenário da Casa em represália à decisão da base governista. Agripino ficou irritado com a postura dos governistas uma vez que, tradicionalmente, o Senado divide os comandos das CPIs entre a base aliada e a oposição.
"Eles não têm número para fazer o presidente e o relator da CPI? Então que botem número em plenário para aprovar o que eles querem. Suspendeu-se o entendimento que estava sinalizado. Vamos usar de todos os instrumentos regimentais para impedir a aprovação de matérias em que não há acordo. Se eles têm número, que garantam número de votação", afirmou.
O DEM havia indicado o senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (BA) para presidir a CPI da Petrobras. Com o perfil "moderado", ACM Júnior seria indicado pela oposição com a promessa de conduzir de forma serena os trabalhos da CPI. A sugestão do DEM, no entanto, não foi aceita pelo Palácio do Planalto --que entrou em campo para evitar que a oposição fique com cargos de comando na comissão.
Agripino disse que, sem o acordo com os governistas, o DEM vai retirar o apoio à candidatura de ACM Júnior para a presidência da comissão. "Não quero submeter ninguém a nenhum constrangimento. Seria um candidato com apenas três votos, então não tem razão para a oposição lançar candidato", disse.
Indicações
Os líderes dos partidos no Senado têm até à meia-noite de hoje para indicar os senadores que vão integrar a CPI da Petrobras. Os que não forem indicados, serão designados pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Renan prometeu, no entanto, indicar os nomes do PMDB dentro do prazo previsto pelo regimento do Senado.
"Ninguém vai querer assumir o desgaste pelo atrasos da CPI. Os nomes serão indicados hoje, preciso apenas conversar com a bancada", disse Renan.
Leia mais sobre a CPI da Petrobras
- PSDB desiste de recorrer à CCJ do Senado para ter mais vagas em CPI da Petrobras
- Base aliada desafia oposição e articula ficar com presidência e relatoria da CPI da Petrobras
- Governistas apostam no recesso para esfriar investigações da CPI da Petrobras
Leia outras notícias de política
- CNJ afasta preventivamente o corregedor-geral de Justiça do Amazonas
- Governo inicia em julho recadastramento de 1,2 milhão servidores federais
- Deputado que "se lixa" reforça tese de Edmar Moreira sobre uso de verba indenizatória
Especial
- Veja o que existe em nossos arquivos sobre a CPI da Petrobras
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


Parece ter atingido também à moderação em face à lentidão fora do comum na edição das opiniões. Talvez fosse conveniente, em respeito, se é que existe, ao participante um simples comunicado. A dúvida nunca foi boa conselheira; diversamente, é péssima. Mormente entre supostos parceiros envolvidos em um caso supostamente comum: informação.
avalie fechar
CPI da petrobrás não chegou a lugar nenhum, previsível a maioria é do pt ou tropa de choque, são ratos cuidando do queijo...
--
-- o seu dinheiro é a nossa energia --
avalie fechar
Ali sempre foi um caso de polícia.
Aparelhamento partidário de uma empresa de capital misto, pública para todos os efeitos, com evidências de desvio da receita para fins eleitoreiros, seria mais do que o suficiente para uma intervenção.
Mas parece que nossa "justiça", nesse caso ao menos, prefere olhar para o outro lado.
avalie fechar