Após exames, Alencar recebe autorização para fazer tratamento experimental nos EUA
ANDREA MURTA
enviada especial da Folha de S.Paulo a Houston
O vice-presidente José Alencar obteve na tarde desta quarta-feira, após uma bateria de exames, a autorização para participar de um tratamento experimental contra o câncer no Centro Oncológico M.D. Anderson, em Houston (Texas), informou sua assessoria. Ele chegou ao centro ontem às 12h (14h em Brasília) e soube dos resultados preliminares no fim da tarde. O tratamento deve começar amanhã e a previsão é que o vice-presidente ficará nos EUA de sete a dez dias.
Alencar, 77, luta desde 1997 contra a doença e passou por duas cirurgias nos últimos três anos. Menos de quatro meses após sua última operação, em janeiro, exames indicaram a volta de tumores malignos no abdome. Foi quando sua equipe médica decidiu tentar o tratamento em testes no M.D. Anderson, um dos maiores centros médicos especializados em oncologia do mundo.
Paulo Hoff, diretor de oncologia do Hospital Sírio-Libanês (SP) e médico do vice-presidente, acompanha Alencar na viagem. Ainda no Brasil, ele afirmara à imprensa que o novo tratamento é feito com dois medicamentos novos que podem ter mais eficiência no tratamento contra o sarcoma --tipo de câncer do vice-presidente-- do que as drogas no mercado hoje.
Os medicamentos não atuam na célula cancerosa, mas na célula do sarcoma em si, que provocam a formação do tumor. Segundo o oncologista, o objetivo principal do tratamento é controlar a doença. Hoff disse que não vislumbra hoje uma nova cirurgia para remoção dos tumores.
O centro M.D. Anderson, em que o vice-presidente busca tratamento, é considerado o principal contra o câncer do Ocidente e encabeçou em sua área a pesquisa "Melhores Hospitais da América", da US News & World Report, em quatro dos últimos seis anos. É um gigantesco complexo com mais de 17 mil funcionários --cerca de 1.500 deles professores-- espalhados por 25 prédios em Houston e na região central do Texas. No total, são atendidos cerca de 90 mil pacientes por ano, um terço dos quais vem de fora do Estado.
O tratamento experimental que poderá ser a esperança de Alencar tem a participação do médico Jonathan Trent, do M.D. Anderson, que já foi colega de Paulo Hoff. O oncologista brasileiro passou anos como médico titular e professor do M.D. Anderson, onde fez especialização.
O centro conduz inúmeros estudos clínicos e contou com 13 mil pacientes participantes em 2008, quando recebeu US$ 194,8 milhões em fundos e contratos federais para pesquisas. A indústria privada também participa ativamente dos estudos, tendo enviado US$ 40,6 milhões entre verba para pesquisa e contratos no mesmo ano.
Leia mais sobre José Alencar
- Alencar chega aos Estados Unidos e faz exames para novo tratamento contra o câncer
- Alencar se submeterá a tratamento experimental contra o câncer, diz médico
- José Alencar diz que seu "tumor é bravo" e pede que rezem por ele
Leia outras notícias de política
- Advogado de Roberto Jefferson vai pedir acareação entre Aldo Rebelo e Thomaz Bastos
- Lula sanciona lei que obriga poder público a divulgar gastos na internet
- Minc e deputados da bancada ruralista trocam insultos após marcha do "Grito da Terra"
Especial


avalie fechar
orientando o Lula e nã deixado ele fazer o que ele prometia e no entanto estar errando menos, foi Deus que colocou você no caminho do Lula, peço a
Deus que agora se coloque no seu caminho para
cura-lo nos ainda precisamos muito de você do seu
trabalho, da sua experiência e principalmente do seu exemplo de vida.
PARABENS, UM FORTE ABRAÇO
avalie fechar
avalie fechar