Brasil
30/05/2009 - 09h29

Gabrielli afirma que CPI da Petrobras não tem foco

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, criticou a iniciativa da oposição de criar uma CPI para investigar a estatal no Senado. A comissão deve começar os trabalhos na próxima terça-feira (2), quando será definido o presidente e o relator.

Em entrevista aos repórteres Pedro Soares e Samantha Lima publicada neste sábado na Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL), Gabrielli diz que a investigação é política e que os dados que a oposição usa para questionar sua administração está no site da empresa na internet. "Isso contradiz que a Petrobras seja uma caixa-preta", diz o presidente da estatal.

Gabrielli também acusou o TCU (Tribunal de Contas da União), que apontou irregularidades na estatal, de ser um "órgão formado por pessoas politicamente comprometidas".

Comando

A polêmica em torno da escolha do presidente e do relator da CPI da Petrobras só vai ser solucionada na próxima terça-feira, quando a comissão será oficialmente instalada na Casa. Os líderes governistas vão aproveitar o fim de semana para acertar o tom do discurso inicial para a CPI, com o objetivo de emplacar nomes ligados ao Palácio do Planalto nos dois cargos de comando da comissão.

O presidente eleito pelos integrantes da CPI tem a prerrogativa de indicar o relator. Pelo quebra-cabeças articulado pelos governistas, a relatoria deve ser entregue ao líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Os senadores João Pedro (PT-AM) e Ideli Salvatti (PT-SC), que é a líder do governo no Congresso, são apontados como os possíveis presidentes da CPI. O nome dos dois petistas ganhou força uma vez que o governo quer escolher parlamentares com histórico de fidelidade ao governo.

Leia reportagem completa na Folha deste sábado, que já está nas bancas.

Assine a Folha

Comentários dos leitores
josé reis barata barata (3429) 11/11/2009 14h38
josé reis barata barata (3429) 11/11/2009 14h38
Apagão!
Parece ter atingido também à moderação em face à lentidão fora do comum na edição das opiniões. Talvez fosse conveniente, em respeito, se é que existe, ao participante um simples comunicado. A dúvida nunca foi boa conselheira; diversamente, é péssima. Mormente entre supostos parceiros envolvidos em um caso supostamente comum: informação.
sem opinião
avalie fechar
Louis Fod (314) 11/11/2009 10h29
Louis Fod (314) 11/11/2009 10h29
Oh Cassio! Fala um pouco sobre o Sarney, da tropa de choque, Renan Calheiros e Fernando Collor de Melo ... Por que será que quando alguém é pago para defender o governo seu único argumento é a economia?
CPI da petrobrás não chegou a lugar nenhum, previsível a maioria é do pt ou tropa de choque, são ratos cuidando do queijo...
--
-- o seu dinheiro é a nossa energia --
1 opinião
avalie fechar
O Pacificador (133) 11/11/2009 08h05
O Pacificador (133) 11/11/2009 08h05
O (o)caso da Petrobras, nunca foi algo que deveria ser tocado por uma CPI.
Ali sempre foi um caso de polícia.
Aparelhamento partidário de uma empresa de capital misto, pública para todos os efeitos, com evidências de desvio da receita para fins eleitoreiros, seria mais do que o suficiente para uma intervenção.
Mas parece que nossa "justiça", nesse caso ao menos, prefere olhar para o outro lado.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2009)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca