Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2004 - 13h16

Governo oficializa Tarso Genro na Educação

Publicidade

da Folha Online

O ministro Tarso Genro (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) confirmou no fim da manhã desta sexta-feira, através de sua assessoria, ter sido convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Educação. Segundo Tarso, o convite do presidente ocorreu apenas minutos antes.

Cotado desde o início da semana para assumir o posto (ou algum outro) na reforma ministerial, o ministro Tarso Genro negou ontem que fosse deixar a secretaria do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. "É uma especulação natural da imprensa. Minha função deve ser voltada para a secretaria do Conselho", afirmou na tarde de quinta-feira.

Sua indicação para a Educação fortalece a impressão de que Lula pretende trocar "mentores" por "gestores". Ao contrário de seu antecessor, Cristovam Buarque, considerado bom formulador mas fraco executor, Tarso traz na bagagem a boa experiência administrativa durante dois mandatos --um dos quais interrompido no meio-- na Prefeitura de Porto Alegre. Além disso, sempre foi considerado um dos "teóricos" do PT.

De acordo com Cristovam, que agora deve voltar a exercer seu mandato de senador pelo Distrito Federal, Lula teria dito que pretende promover uma reforma universitária e que, para isso, seria melhor ter no ministério alguém que não tivesse ligações tão fortes com o meio universitário --Cristovam fez sua carreira como professor e foi reitor da Universidade de Brasília.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página