Brasil
23/01/2004 - 17h56

Lula oficializa reforma e dá posse a novos ministros

Publicidade
RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

Em uma cerimônia que não estava na agenda do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou e deu posse aos novos ministros de seu governo. Além da mudança de nomes, a reforma vai permitir ao ministro José Dirceu (Casa Civil) concentrar ainda mais poder no governo.

Dirceu assumirá a tarefa de gestão da máquina de governo, hoje a cargo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, cujo titular é Guido Mantega.

"A reforma vem sendo anunciada há algum tempo e aconteceu hoje porque as condições políticas de hoje é que estão permitindo que a gente faça a reforma. Não queria fazer uma coisa na base do conta-gotas, resolvi fazer de uma só vez", disse Lula.

Nomes

Os únicos nomes que foram anunciados oficialmente nesta sexta-feira foram o de Nilcéia Freire, que assume Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, no lugar de Emília Fernandes, o do líder do PMDB na Câmara, Eunício Oliveira (CE), que assume as Comunicações, e do líder do governo no Senado, Amir Lando (RO), que vai para a Previdência; além da substituição de Jaques Wagner, que vai para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, por Ricardo Berzoini no Ministério do Trabalho.

O deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), que ontem já dava entrevistas como ministro, foi confirmado para o superministério da área social, que vai reunir a Assistência e Promoção Social e Segurança Alimentar. Os titulares dessas pastas, Benedita da Silva e José Graziano, respectivamente, deixam o governo.

Lula confirmou que o líder do governo na Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), assume a Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais, nova pasta criada para auxiliar o ministro José Dirceu (Casa Civil) na articulação política.

Miro Teixeira, que deixa a pasta das Comunicações para o PMDB, assume a liderança do governo no Congresso, cargo que estava nas mãos de Lando.

Como foi anunciado na manhã desta sexta-feira, o ministro Tarso Genro deixa o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e assume a Educação no lugar de Cristovam Buarque, que volta para o Senado.


Leia mais
  • Demitida, Benedita aparenta mágoa e evita falar com jornalistas
  • Ex-reitora da Uerj assume Secretaria da Mulher
  • Sem mexer na economia, reforma ministerial é desprezada pelo mercado
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca