Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2004 - 07h00

Com Lula, inauguração de fonte em SP vira festa do PT

Publicidade

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
da Folha de S.Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da prefeita Marta Suplicy, transformou um dos pontos altos das comemorações pelos 450 anos de São Paulo, ontem à noite, em uma festa do PT.

Em um palanque luxuoso, Lula e a primeira-dama Marisa Letícia acompanharam a inauguração da fonte multimídia do parque do Ibirapuera, um dos principais eventos comemorativos do aniversário da cidade. A festa foi acompanhada por milhares de pessoas, que, assim como o presidente, viram o espetáculo da fonte, patrocinada pelo grupo de supermercados Pão de Açúcar.

O empresário Abílio Diniz, homem-forte do grupo, participou do programa eleitoral gratuito do PT no final do ano passado. Fez elogios a Lula e ao ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda).

Vestida de vermelho, a cor do PT, a prefeita ouviu elogios do presidente e, em seu discurso, aproveitou para anunciar obras e investimentos no parque, talvez o mais famoso cartão postal da capital paulista. Ela vai disputar a reeleição neste ano.

O presidente, em pronunciamento rápido improvisado, citou o nome da prefeita pelo menos dez vezes e disse que a capital do Estado merece atenção especial do governo. "São Paulo é uma cidade que tudo que nós fizermos por ela é pouco diante do que São Paulo já fez pelo Brasil", disse.

Antes do início dos discursos, um pequeno grupo de pessoas esboçou vaias a prefeita, mas foi abafado por gritos e aplausos da maior parte do público. Bordões antigos de campanhas de Lula (olê, olê, olá, Lulá, Lula lá) foram entoados ao final da festa.

Também tomaram lugar no palanque os ministros José Dirceu (Casa Civil) e Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e o presidente do PT, José Genoino, que foi saudado efusivamente por um grupo de petistas da platéia. O governador do Estado, Geraldo Alckmin, do PSDB, não compareceu ao evento ontem e foi representado por um de seus secretários.

Segundo Lula, o convite para que ele participasse da inauguração da fonte foi feito pessoalmente pela própria prefeita em visita a Brasília. "Eu devo o que eu sou a São Paulo", disse Lula.

O presidente afirmou que gostaria de participar da festa de aniversário da cidade, amanhã, mas não pôde por conta de compromissos internacionais. Após deixar o evento, Lula e sua comitiva embarcariam para o Recife (PE) e, de lá, para Índia, onde o presidente permanece até o dia 28.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página