Gabrielli diz que Petrobras está preparada para responder questões pontuais da CPI
da Folha Online
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse nesta segunda-feira que a estatal está preparada para responder as questões "pontuais, fáticas e objetivas" da CPI, que vai investigar supostas irregularidades da empresa.
"A CPI é um instrumento legítimo da oposição no Congresso Nacional e nós estamos preparados para responder as questões desde que elas sejam pontuais, fáticas e objetivas", afirmou Gabrielli em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura.
Gabrielli também criticou a instalação da CPI, que segundo ele não tem clareza e que vai atacar a Petrobras. "Uma CPI que não tenha clareza, que vai sair fazendo investigações para ver o que vai ser investigado, é uma CPI que vai criar um ataque permanente à Petrobras", disse.
A CPI deveria ter sido instalada na semana passada mas um impasse entre o PT e o PMDB para ocupar os principais cargos da comissão --presidência e relatoria-- adiou o início dos trabalhos.
Hoje à tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou aos ministros da coordenação política que vai agir diretamente para tentar contornar o imbróglio criado pelos líderes governistas em torno da definição dos cargos de comando da CPI.
Segundo o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), o presidente Lula não vai precisar usar "panos quentes" porque está definido que PT e PMDB ocuparão os principais cargos.
Na entrevista ao "Roda Viva", Gabrielli também foi perguntado sobre loteamento de cargos na Petrobras. Ele negou que haja loteamento político e disse que foi indicado pelo governo.
"Uma empresa que tem 240 mil contratos, uma empresa que funciona como a Petrobras funciona, que nos primeiros três meses desse ano investiu R$ 15 bilhões não pode ser uma empresa que seja loteada", disse.
Leia mais sobre a CPI da Petrobras
- PSDB ameaça trancar votações do Senado em protesto à manobra para tirar Virgílio de CPI
- Oposição diz que entrada de Lula na negociação de cargos da CPI é humilhação ao Congresso
- Lula vai interferir em impasse entre PT e PMDB para definir comando da CPI da Petrobras
Leia outras notícias de política
- Maioria dos deputados da subcomissão que irá fiscalizar a Copa responde a processos
- Blog do Josias: Mais um deputado assina a CPI contra governo gaúcho
- MST realiza protesto em 15 Estados para pedir verba para escolas em assentamentos
Especial


Parece ter atingido também à moderação em face à lentidão fora do comum na edição das opiniões. Talvez fosse conveniente, em respeito, se é que existe, ao participante um simples comunicado. A dúvida nunca foi boa conselheira; diversamente, é péssima. Mormente entre supostos parceiros envolvidos em um caso supostamente comum: informação.
avalie fechar
CPI da petrobrás não chegou a lugar nenhum, previsível a maioria é do pt ou tropa de choque, são ratos cuidando do queijo...
--
-- o seu dinheiro é a nossa energia --
avalie fechar
Ali sempre foi um caso de polícia.
Aparelhamento partidário de uma empresa de capital misto, pública para todos os efeitos, com evidências de desvio da receita para fins eleitoreiros, seria mais do que o suficiente para uma intervenção.
Mas parece que nossa "justiça", nesse caso ao menos, prefere olhar para o outro lado.
avalie fechar