Publicidade

Publicidade
Brasil
10/06/2009 - 10h35

Líder do governo diz que base não comparecerá à instalação da CPI da Petrobras

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou nesta quarta-feira que a base aliada não vai comparecer à instalação da CPI da Petrobras, marcada para as 14h30.

Jucá disse que, enquanto não houver entendimento sobre a relatoria da CPI das ONGs, os governistas não farão qualquer esforço para iniciar os trabalhos da comissão que vai investigar a estatal.

"A base não comparece em qualquer CPI enquanto não houver acordo sobre a CPI das ONGs", disse.

O líder afirmou que a oposição, ao tomar a relatoria da CPI das ONGs, descumpriu um acordo de procedimento. Jucá lembrou que, na época da instalação da comissão, foi fechado entendimento para que um governista fosse o relator.

"Nós estamos falando de procedimento. Tínhamos um acordo de procedimento na CPI das ONGs. Outra CPI é outro tipo de procedimento. Entendemos que não pode retroagir."

O presidente da CPI das ONGs, Heráclito Fortes (DEM-PI), designou o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) para a relatoria da comissão. Os governistas querem que o senador Inácio Arruda (PC do B-CE) seja reconduzido à relatoria.

Arruda perdeu a relatoria ao tornar-se suplente da CPI das ONGs para assumir uma vaga de titular na CPI da Petrobras. Como o regimento do Senado não permite que um suplente da comissão seja relator, Heráclito designou o tucano para o cargo.

Comentários dos leitores
dario alves de lima (77) 25/11/2009 10h23
dario alves de lima (77) 25/11/2009 10h23
A oposição recomeçou o processo de privatização da Petrobras, antes mesmo de chegar ao poder.
Saudações
Dario
sem opinião
avalie fechar
Carlos Gonçalves (401) 25/11/2009 08h11
Carlos Gonçalves (401) 25/11/2009 08h11
Pela reportagem de valdo cruz, de 04.09.09, ver-se claaramente que a petrobrás não pertence mais ao brasil. Não tem ações ordinárias, (poder de voto) nem preferenciais, (nem lucra com ela). Isso bate com o que dilma falou, o pré-sal não trará benefícios para o brasil, ou seja o que produzir vai lá pra fora. Então pra que ficarem com essa balela de petróleo, que já não é mais nosso, se ele só traz mais dor de cabeça para a população? Esse governo não entende que preços altos só implica em pagamento de rendimentos para os acionistas e nenhum benefício para o país?
PETROBRÁS NÃO É BRASILEIRA= VALE, entre outras.
sem opinião
avalie fechar
Maurício Carvalho (31) 25/11/2009 00h30
Maurício Carvalho (31) 25/11/2009 00h30
A nossa apatia com as tais CPIs tem fundamento porque, aqueles que estão no poder, movimentam todos os instrumentos para brecarem qualquer investigação.
Por isso, presido uma associação que aciona o Ministério Público. Sempre aconselhamos os políticos que desejam apurar irregularidades a fazerem o mesmo. E foi isso que o senador Álvaro Dias fez.
Ele entregou 18 representações à Procuradoria-Geral da União, contra a Petrobras. Os documentos apontam irregularidades cometidas pela atual administração da estatal e algumas de suas subsidiárias.
Infelizmente, não conseguimos extinguir o foro privilegiado.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2012)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca