Publicidade

Publicidade
Brasil
10/06/2009 - 16h59

Oposição discute possibilidade de abrir mão da relatoria da CPI das ONGs

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Senadores do DEM e do PSDB vão se reunir na próxima semana para discutir a possibilidade de abrir mão da relatoria da CPI das ONGs que funciona no Senado. Como o impasse em torno da relatoria ameaça a instalação da CPI da Petrobras na Casa, a oposição já admite nos bastidores reconduzir o senador Inácio Arruda (PC do B-CE) ao cargo na comissão investiga as ONGs.

"Não podemos mais dar desculpas aos obstáculos colocados pela base governista na CPI da Petrobras", disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

O senador Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB no Senado, sinalizou que não está disposto a sair da relatoria da CPI das ONGs. O tucano foi escolhido relator pelo presidente da comissão, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), depois que Arruda se tornou suplente da CPI.

O regimento do Senado impede que um suplente seja relator de CPI, por isso Heráclito aproveitou a brecha aberta por Arruda e designou Virgílio para o cargo.

O líder do PSDB disse que o partido está disposto a obstruir votações na Câmara e no Senado se os governistas insistirem em boicotar a CPI da Petrobras. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a base aliada só vai comparecer à CPI da Petrobras depois que o impasse na comissão das ONGs for solucionado.

Como os governistas são maioria na CPI da Petrobras, a instalação da comissão ficou prejudicada porque não há quórum suficiente, como ocorreu na sessão desta quarta-feira.

O presidente temporário da CPI da Petrobras, Paulo Duque (PMDB-RJ), disse que só vai voltar a convocar a sessão para que a comissão seja efetivamente instalada depois que os governistas se comprometerem em dar quórum para o início dos trabalhos.

Comentários dos leitores
joao michelini (91) 02/12/2009 22h36
joao michelini (91) 02/12/2009 22h36
A Justiça Federal da Bahia acatou denúncia contra executivos da construtora Camargo Corrêa, dois da Andrade Gutierrez e três da Impregilo sob acusação dos crimes de formação de cartel, formação de quadrilha e fraude na licitação para o metrô de Salvador.
CPI DAS EMPREITEIRAS sempre superfaturando obras, licitações fraudulentas e o pior sempre Apoiadas por Politicos Corruptos que obtem dinheiro dessas grandes Construtoras para beneficios proprios.
Todos os dias vemos noticias de escandalos envolvendo nossos politicos com corrupção, lavagem de dinheiro, mensalao, propinas.
Mas numca noticiam os CORRUPTORES.
sem opinião
avalie fechar
dario alves de lima (77) 25/11/2009 10h23
dario alves de lima (77) 25/11/2009 10h23
A oposição recomeçou o processo de privatização da Petrobras, antes mesmo de chegar ao poder.
Saudações
Dario
sem opinião
avalie fechar
Carlos Gonçalves (420) 25/11/2009 08h11
Carlos Gonçalves (420) 25/11/2009 08h11
Pela reportagem de valdo cruz, de 04.09.09, ver-se claaramente que a petrobrás não pertence mais ao brasil. Não tem ações ordinárias, (poder de voto) nem preferenciais, (nem lucra com ela). Isso bate com o que dilma falou, o pré-sal não trará benefícios para o brasil, ou seja o que produzir vai lá pra fora. Então pra que ficarem com essa balela de petróleo, que já não é mais nosso, se ele só traz mais dor de cabeça para a população? Esse governo não entende que preços altos só implica em pagamento de rendimentos para os acionistas e nenhum benefício para o país?
PETROBRÁS NÃO É BRASILEIRA= VALE, entre outras.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2013)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca