Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2009 - 11h55

Ministério atrasa resposta a deputados sobre a Petrobras

Publicidade

MARIA CLARA CABRAL
da Folha de S.Paulo

Neste ano, 16 requerimentos foram enviados ao Ministério de Minas e Energia pelos deputados pedindo informações sobre os mais variados assuntos envolvendo a Petrobras e apenas dois foram respondidos, ambos fora do prazo de 30 dias estipulado pela Constituição. Um foi respondido com mais de dois meses da solicitação e outro oito dias depois do prazo.

Um terceiro, enviado em conjunto para os Ministérios do Planejamento e de Minas e Energia, obteve, até agora, resposta apenas do primeiro órgão. Dos outros 13 requerimentos, 3 já estão fora do prazo de 30 dias, segundo informou a Secretaria Geral da Câmara.

O presidente nacional do DEM, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), autor de um dos requerimentos respondidos fora do prazo, reclama das demoras constantes e ameaça entrar com um pedido de ação por crime de responsabilidade contra o ministro Edison Lobão.

Maia critica a estatal e o ministério dizendo que a Petrobras é "rápida para colocar as respostas dos jornalistas em seu blog, mas nem tanto para responder os requerimentos". "Um órgão que conta com mais de mil pessoas em sua estrutura de comunicação, que está tão preocupado com a imagem, não tem uma assessoria para nos responder. Eles têm pressa para se defender do que interessa e lentidão para omitir o que não interessa", disse o deputado.

Nesta semana, a Petrobras decidiu recuar parcialmente da iniciativa de divulgar, em seu blog Fatos e Dados, as perguntas enviadas por jornalistas e as respectivas respostas, antes da publicação das reportagens pelos veículos de comunicação.

O presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, que disse na segunda que a medida era um "avanço na transparência" e que tinha vindo "para ficar", voltou atrás. A política agora é pôr respostas no ar no dia previsto para sair a reportagem.

A assessoria de imprensa da Petrobras informou que todos os requerimentos de informação originários do Congresso foram respondidos. Os documentos são repassados à estatal pelo ministério, quando este entende que o assunto é da alçada da empresa. Nestes casos, a Petrobras responde ao pedido, ainda segundo a assessoria, com a máxima agilidade.

De 2003 a abril de 2009, a Petrobras diz ter recebido 273 requerimentos, tratando dos mais diversos assuntos.

O Ministério de Minas e Energia informou que os 30 dias previstos na Constituição passam a contar a partir do recebimento do requerimento pelo gabinete do ministro, que, por meio da assessoria parlamentar, recorre às áreas técnicas devidas para responder aos questionamentos. Também diz que responde a todos os questionamentos dos deputados.

Comentários dos leitores
Carlos Franco Franco (682) 18/12/2009 10h06
Carlos Franco Franco (682) 18/12/2009 10h06
Todo fazem de tudo para blindar este governo, eu quero é novidade, um relator deste Romero Juca, era o que se esperava, não houve surpresa algunha. sem opinião
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2900) 17/12/2009 16h31
Antonio Fouto Dias (2900) 17/12/2009 16h31
Mais uma vez o PT e suas conivências com falcatruas e impunidade para falcatrueiros, onde a oposição agiu corretamente ao deixar a comissão e nem analisar esse relatório tendencioso que isenta responsáveis que possam ter cometido irregularidades na Petrobrás, de qualquer punição, é lamentável e ainda existem muitos que concorda com atitudes como essa. sem opinião
avalie fechar
Sebastiao Paula da Silva (19) 17/12/2009 15h05
Sebastiao Paula da Silva (19) 17/12/2009 15h05
Mais uma que termina em pizza,também budera, olha só a turma Ideli,Delcidio Amaral,Paulo Duque Fernando Color e o pior quem foi o relator, o Jucá o maior demagogo de tds politicos , todos comem na mão do Governo,olha só que belos politicos temos, nomeia funcionários fantasma ,atos secretos ,são realmente tranquilo,cumpri com seus deveres conforme O Sr. Jose Sarney disse cumprmos com o nosso dever, a casa encerrou o ano com todas as materias aprovadas e discutidas com o Governo, os projetos que realmente nos interessa nuca são discutido,cade as reformas(Politica,Previdênciaria,Saúde,Segurança,EducaçãoAdministrativa, Trabalhista) são reformas que são prometida em toda campanha.Vamos ver se nesta eleição do ano que vem possamos analizar melhor quem trabalhou para o povo e o Pais. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2032)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página