Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2009 - 19h41

Governistas usam afastamento de Heráclito para adiar instalação da CPI da Petrobras

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Na estratégia de protelar a instalação da CPI da Petrobras no Senado, senadores da base aliada vão usar o afastamento temporário do senador Heráclito Fortes (DEM-PI) para ganhar tempo. Os governistas prometem instalar a comissão somente depois que Heráclito, presidente da CPI das ONGs, reconduzir o senador Inácio Arruda (PC do B-CE) para a relatoria da comissão.

Heráclito deve ficar afastado do Senado ao longo da semana, em recuperação de cirurgia bariátrica a que foi submetido na última sexta-feira. Com a ausência do presidente da CPI das ONGs, os governistas avaliam que não há clima para se discutir a instalação da outra comissão.

A base aliada do governo condiciona a efetiva criação da CPI da Petrobras à recondução de Arruda para a relatoria da CPI das ONGs. Heráclito nomeou o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) como relator da comissão depois que Arruda se tornou suplente da CPI das ONGs para assumir uma vaga de titular na CPI da Petrobras. Pelo regimento do Senado, a relatoria de uma comissão só pode ser ocupada por um membro titular.

Ao perceberem que Arruda perdeu o cargo, os governistas tornaram o senador novamente titular da CPI das ONGs, mas Heráclito não quis reconduzi-lo ao cargo. A oposição sinalizou, porém, que pode abrir mão da relatoria se os governistas se comprometerem em instalar a CPI da Petrobras.

A oposição promete usar o regimento do Senado para tentar garantir a instalação da comissão da Petrobras caso os governistas insistam em continuar adiando a sua criação -- mesmo após a devolução da relatoria da CPI das ONGs,

Manobra

Os líderes da oposição começaram a discutir hoje a entrega da relatoria da CPI das ONGs para os governistas. A reunião foi interrompida pelo discurso do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sobre a crise que atinge a instituição com a edição dos atos secretos. Os oposicionistas devem retomar os debates nesta quarta-feira.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), autor do pedido da CPI, disse que aguarda o resultado dessa conversa para decidir se protocola ou não um requerimento na Mesa Diretora do Senado pedindo a substituição dos senadores governistas indicados para compor a comissão que vai investigar as denúncias de irregularidades contra a estatal.

O tucano disse que a prioridade é buscar um acordo com os governistas para acelerar o início do trabalho. "Vamos buscar o entendimento. Não queremos protelar ainda mais a instalação da CPI. Então, vamos conversar para quebrar as resistências impostas pelos governistas e começar essa investigação", disse.

De acordo com os artigos 48 e 85 das normas internas do Senado, o presidente do Senado tem a prerrogativa de trocar integrantes da CPI que impeçam o direito da minoria de instalar uma comissão de inquérito. O tucano afirmou ainda que se não houver uma resposta rápida de Sarney, a oposição vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que a comissão seja instalada. Serão chamados a dar explicações ao STF o presidente do Senado e os líderes governistas

Comentários dos leitores
Christianne Costa (1) 12/06/2009 17h17
Christianne Costa (1) 12/06/2009 17h17
Temo que dar os Parabéns à Petrobras.
Somente desta maneira saberemos realmente a resposta dada aos jornalistas.
Todos nós já estamos cansados de informações não corretas ou manipuladas.
sem opinião
avalie fechar
Maciel Chavier (1) 12/06/2009 10h52
Maciel Chavier (1) 12/06/2009 10h52
Acredito que, agora, quem vai passar a rediscutir o que deve ser publicado é a chamada "grande" mídia! Já que agora o leitor poderá comparar a "interpretação" que o jornalista deu as respostas do entrevistado, com o que o entrevistado realmente falou.
É um grande passo engranceder a democracia, liberdade de expressão, enfim. Petrobrás, mais uma vez, consegue fazer história. Está de parabéns!
5 opiniões
avalie fechar
Francisco Almeida (1) 11/06/2009 11h10
Francisco Almeida (1) 11/06/2009 11h10
SOBRE O BLOG DA PETROBRÁS :
.
Finalmente, o povo terá acesso à versão do entrevistado !!!
Esta prática se disseminará pelo planeta como um rastilho de pólvora !!!!
Estamos vivendo um momento HISTÓRICO de dimensões globais, e deflagrador de tranformações culturais que substituirão os paradigmas das estruturas do Poder - algo que só acontece a cada 300 ou 500 anos.
É comparável à Reforma Religiosa de Lutero, que entregou ao povo o acesso direto a Deus - acesso este que estava retido nas mãos monopolísticas da Igreja Católica.
É comparavel à criação da imprensa por Gutemberg, ou à Magna Carta na Inglaterra.
O Poder jamais será o mesmo.
A sua capacidade de manipulação das massas será enfraquecido irreversívelmente.
E vivas à liberdade do povo !!!
Francisco Almeida.
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (16)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página