Candidatura de Ciro Gomes em São Paulo coloca PT e PSDB sob alerta
WANDERLEY PREITE SOBRINHO
colaboração para a Folha Online
A possível candidatura de Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo do Estado de São Paulo vem colocando tucanos e petistas em alerta. A animação de Ciro aumenta à medida que as negociações em torno dessa possibilidade engrossam no Congresso.
| Danilo Verpa/Folha Imagem |
![]() |
| Ciro Gomes pode ser a opção do PT para disputar o governo do Estado em São Paulo |
Aliado do PT, o PSB já conversa com parlamentares da base aliada tentando emplacar a candidatura de Ciro, o que pode tirar da disputa as alternativas petistas, como o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, a ex-prefeita paulistana Marta Suplicy e o ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda).
Entre os tucanos, a entrada de Ciro pode obrigar o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), a descartar sua primeira opção --o secretário Aloysio Nunes (Casa Civil)-- em favor do rival Geraldo Alckmin, ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento.
Para tentar sintonizar o discurso, o PT colocou a candidatura de Ciro na pauta de discussão de uma reunião da Executiva Estadual marcada para a próxima segunda-feira (22). Até lá, nenhum petista nega a opção por Ciro, mas reafirma a intenção de ter uma candidatura própria no Estado.
"Respeito o Ciro Gomes e acho que ele tem todas as qualificações para disputar o governo, mas meu candidato, se for do PT, é o Emídio de Souza", afirmou o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP).
Principal opção genuinamente petista, Emídio alfinetou a opção pessebista ao dizer que falta a Ciro trajetória política em São Paulo. "Ciro é um grande nome, mas eleição estadual
não é para isso. O que falta a ele é trajetória política em São Paulo", afirmou.
Ele disse que seu nome é a melhor opção ao PT, que teria bons políticos --como Marta e Palocci-- mas que precisa de "um nome novo nessa nova fase". "E eu sou prefeito de uma das maiores cidades do Estado", disse.
PSDB
Já o PSDB vem aumentando a frequência das negociações entre Alckmin e Aloysio. Nos bastidores, Serra admite a preferência pelo segundo, mas o primeiro ganha força porque lidera as pesquisas de intenção de votos, e a entrada de Ciro poderia acirrar a disputa.
Segundo o presidente estadual do PSDB, deputado federal Antônio Carlos Mendes Thame, a possibilidade de Ciro disputar com apoio do PT é "inusitada é surrealista". "Eu acho que o PT merece o Ciro. Quanto ao povo de São Paulo, tenho minhas dúvidas quanto à conveniência desse transplante de candidatura".
Ele questiona a viabilidade de um candidato nascido em São Paulo, mas com carreira política em outro Estado. "Se o PT importar um candidato de outro Estado, será o reconhecimento de sua total incompetência", afirmou.
Vaccarezza saiu em defesa do possível candidato. "Eu acho que o Ciro é mais paulista do que foi o Celso Pitta quando foi prefeito de São Paulo. Ele nasceu em São Paulo, é filho de Pindamonhangaba, [interior do Estado]."
PSB
Quem ri à toa é o PSB, que vem negociando a alternativa em Brasília. Ciro, por sua vez, aceitou discutir o assunto. "Em política, quando se aceita discutir o assunto, é um bom sinal", afirmou o presidente estadual do partido, Márcio França. "Ele [Ciro] está achando interessante. Primeiro foi uma surpresa, mas depois vieram as adesões de deputados e prefeitos."
De acordo com ele, Ciro se tornou viável em São Paulo depois que o partido encomendou uma pesquisa de intenções de voto em que ele apareceria com 18% no Estado.
Leia mais notícias sobre eleições
- De olho em 2010, Aloysio reúne prefeitos na sede do governo de SP
- Lideranças do PT vão discutir candidatura de Ciro Gomes na segunda-feira
- Aécio diz que Ciro tem condições de disputar o governo de SP ou a Presidência
Outras notícias sobre política em Brasil
- Aliado de Renan bate boca com Jereissati sobre movimento de moralização do Senado
- Sindicato e Fenaj divergem sobre exigência do diploma de jornalista; STF julga o caso
- Em carta ao Supremo, Fenaj defende diploma para jornalistas
Especial



avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar