Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2004 - 11h43

Corrêa sugere afastamento de Dirceu durante investigações

Publicidade

CAMILO TOSCANO
da Folha Online, em Brasília

Convidado para participar de audiência pública no Senado sobre a reforma do Judiciário, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Maurício Corrêa, sugeriu hoje que o ministro da Casa Civil, José Dirceu, se afaste do cargo enquanto durarem as investigações do caso Waldomiro Diniz.

Para Corrêa, Dirceu deveria fazer o mesmo que o então ministro da Casa Civil no governo Itamar Franco (1992-1994), Henrique Hargreaves, que deixou o posto e retornou ao governo depois.

"Conheço a experiência extremamente salutar na época em que Itamar era presidente da República. Houve uma questão em que se apurava a possível participação e envolvimento do ministro Hargreaves. O Itamar combinou que Hargreaves seria afastado do governo e só voltou quando se esclareceu que ele não tinha absolutamente nada com aquele caso", afirmou Corrêa, que é amigo de Itamar e foi ministro da Justiça em seu governo.

O presidente do STF disse "preferir acreditar que o José Dirceu não tem nada a ver com o problema". No entanto, para Corrêa, com a proximidade entre o ministro e Diniz --os dois chegaram a morar juntos-- o melhor seria seguir o caminho de Hargreaves.

O afastamento temporário de Hargreaves ocorreu durante as investigações da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Orçamento (1993-1994). Ele teve o nome citado em alguns depoimentos prestados à CPI. Retornou ao final das investigações que revelaram não haver envolvimento com o caso dos "anões" do Orçamento.

O exemplo de Hargreaves foi lembrado pelo próprio Dirceu, ao colocar seu cargo à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais
  • Fala de presidente do STF provoca reviravolta no mercado financeiro
  • Entenda o caso Waldomiro Diniz
  • Dirceu diz que se afasta do cargo caso CPI seja aprovada
  • Líder do PT rebate proposta de Corrêa de afastamento de Dirceu
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página