Publicidade

Publicidade
Brasil
22/06/2009 - 13h08

Arthur Virgílio diz que Agaciel Maia chantageia e "cala" senadores

Publicidade

MÔNICA BERGAMO
colunista da Folha

Atualizado às 14h53.

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) diz que os senadores estão sendo chantageados pelo ex-diretor do Senado, Agaciel Maia, que deteria informações que poderiam constranger parlamentares, ainda que não tenham feito nada de ilegal ou grave. Ele cita entre os que Agaciel tenta "calar" os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

Virgílio disse que vai denunciar as chantagens hoje no plenário do Senado. "Ele [Agaciel Maia] está inconformado porque sabe que acoelhou [tornou dóceis] o Simon, o Suplicy, o Cristovam Buarque. Está faltando ele calar o cara que eclodiu o processo contra ele. Fui eu que eclodi quando disse porque não votava no Sarney [para a presidência do Senado] porque não vai tirar o Agaciel Maia do cargo e não vai mudar os costumes políticos da casa. Ele [Agaciel] sabe que essa confusão se deu por causa de mim."

Virgílio explica por que os senadores foram supostamente "acoelhados": "O Cristovam, deve ter sido besteira mesmo. No caso do Cristovam foi uma bobagem [a mulher do senador teria sido nomeada para um cargo no Parlamento]. Caberia a ele pedir desculpas. Do Simon deve ser menos que isso. Deve ser alguma viagem que ele fez com a esposa, uma besteira que era completamente legal. Infelizmente a imprensa criminalizou isso. O Suplicy, foi o caso da Mônica Dallari [a jornalista, namorada de Suplicy, viajou para o exterior com passagens pagas pelo Senado]."

De acordo com Virgílio, é por isso que "quando a gente fala do assunto [Agaciel Maia], eles fogem do plenário".

Virgílio diz que, em seu caso, Agaciel o ajudou a desbloquear um cartão de crédito no Banco do Brasil quando estava no exterior e ficou "preso" num hotel em Paris, em 2003, por problemas no cartão. Enquanto isso não se resolvia, um funcionário do Senado depositou dinheiro na conta de Virgílio. Ele diz que os recursos foram devolvidos logo depois.

Outro lado

Suplicy negou que tenha sido intimidado por Agaciel. A reportagem não localizou Simon e Cristovam para comentar a declaração de Virgílio.

Suplicy afirmou que nunca comentou sobre nenhum tipo de perseguição com o tucano. O petista disse que vai cobrar uma explicação de Virgílio sobre as declarações. "Não sofri nem nunca relatei nenhum tipo de pressão do senhor Agaciel Maia. Nunca tive nenhuma relação próxima com ele", disse.

O petista disse ainda que a teoria não se justifica uma vez que ele tem "atuado" contra a edição dos atos secretos. "Tomei uma série de medidas contra a edição dos atos secretos, cobrei a nulidade desses atos, pedi e cobrei providências do presidente Sarney [José Sarney, presidente do Senado]", afirmou.

Comentários dos leitores
Domingos Aparecido (140) 29/11/2009 11h59
Domingos Aparecido (140) 29/11/2009 11h59
PREVISÕES PARA 2010
O famoso guru Chibóca, divulgou suas previsões para 2010.
NO ESPORTE:
*** O Brasil vai ser Exacampeão de futebol;
*** Kaká vai ser eleito o melhor jogador do mundo:
*** O Corinthians vai ser Campeão Mundial Interclubes.
NA POLÍTICA:
*** Uma mulher vai ser presidente do Brasil;
*** Vai aparecer tantos escândalos que esse do Arruda é coisa miúda;
*** 70% dos atuais políticos serão reeleitos.
NA SAÚDE:
*** A DENGUE vem com tudo, vai faltar dinheiro e o PSDB e DEMo vão se lamentar por ter feito campanha contra a CPMF o único imposto INSONEGÁVEL;
*** Os hospitais públicos vão continuar com gente nas macas e nos corredores.
TRIBUTÁRIO:
*** Vai aumentar os "laranjas";
*** Serão sonegados mais de 200 bilhões de reais conforme foi em 2009 (segundo o ex-presidente da Receita);
*** A burocracia vai consumir mais de 70 bilhões;
*** O judiciário receberá mais de 70 mil ações de contestações para não pagar tributos.
NO SOCIAL:
*** O número de miseráveis morando em cortiços vai diminuir de 20 milhões, para 19 milhões.
*** No Índice de Desenvolvimento Humano (ONU) ocuparemos o 69 lugar, atrás da Argentina,Cuba e Uruguai.
Enquanto isso... Veja o que diz as Escrituras Sagradas: 1Co 4:8 - Já estais fartos! já estais ricos! sem nós reinais! e quisera reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco!
Maranata.
sem opinião
avalie fechar
eduardo braga (38) 28/11/2009 10h54
eduardo braga (38) 28/11/2009 10h54
Mudando de assunto: em que ficou a reforma política? Enquanto permanecer esse sistema político
que aí está não haverá ORDEM E PROGRESSO para o povo brasileiro.Teremos cada vez mais impostos escorchantes, baderna generalizada nos poderes públicos, ausência calamitosa de justiça, e tudo o mais que não presta mas agrada a natureza canalha dos políticos, lobistas, marketeiros e suas
cortes (asseclas).
sem opinião
avalie fechar
Alziro Ribeiro da Silva (41) 28/11/2009 08h57
Alziro Ribeiro da Silva (41) 28/11/2009 08h57
O nosso povo gosta mesmo de tirar sarro, não acham? se é pobre é porque ficam horas nos pronto socorros e ricos como Sarney porque teve mordomias, esse é nosso BRASIL AMADO!!!! 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (18089)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca