Heráclito defende apuração de responsáveis por movimentação de contas paralelas
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), disse nesta quarta-feira que vai investigar a fundo denúncia de que a Casa possui duas contas paralelas à conta única do Tesouro Nacional, com recursos que somam R$ 3,740 milhões. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), constituiu comissão de sindicância para investigar as supostas contas paralelas que existiriam na Casa.
"Estamos vivendo um momento de muita tensão. Qualquer fato dessa natureza provoca suspeita. Não vamos concordar que nada fique embaixo do tapete. Se houver fato delituoso, os responsáveis serão punidos", afirmou.
Heráclito disse acreditar que os responsáveis pelas contas não tenham feito movimentações recentes nos recursos, por isso defende que as investigações apontem os responsáveis pela suposta movimentação paralela. "É preciso ver se a conta é específica ou não, porque pelo que parece, não teve movimentação recente. Se era economia para o Senado, parabéns. Se era outra intenção, coitado de quem fez. Vamos punir os culpados."
O senador Renato Casagrande (PSB-ES) identificou a existência de duas contas paralelas do Senado Federal que não integram a chamada conta única do Tesouro Nacional, obrigatória na administração pública federal. As duas contas teriam o objetivo, segundo o senador, de movimentar recursos de fundos vinculados à instituição.
Tendo como base relatório da FGV (Fundação Getúlio Vargas) que fez uma espécie de "raio-x" da estrutura do Senado, Casagrande identificou a existência de fundos no valor de R$ 3,740 milhões depositados nas duas contas paralelas, criadas na Caixa Econômica Federal --em agência localizada na sede do Congresso Nacional.
Atos secretos
Heráclito disse esperar que a comissão criada para investigar os atos secretos editados nos últimos 14 anos conclua os trabalhos em, no máximo, 15 dias. "A comissão dos atos secretos é mais complicada porque são 663 atos, cada um é diferente do outro. Não podemos cometer erros no devido processo de investigação. Não é possível que se demore mais que 15 dias para essa apuração", afirmou.
O primeiro-secretário disse que o Senado precisa superar a crise, retomando a votação de matérias importantes no plenário da Casa. "O plenário precisa trabalhar, temos que sair dessa fase. Por isso é necessária a colaboração coletiva, fazer com que a Casa o mais rápido possível volte à sua normalidade."
Heráclito considerou legítima a decisão do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) de pedir a Sarney abertura de processo disciplinar com os ex-diretores da Casa João Carlos Zoghbi e Agaciel Maia. O tucano também pediu que os dois sejam afastados dos cargos por pelo menos 60 dias, enquanto durarem as investigações sobre os atos secretos --uma vez que são acusados de serem responsáveis pelos atos.
"É um direito legítimo do senador Virgílio não só como senador, mas cidadão. Como primeiro-secretário, eu tenho que aguardar os fatos. Não posso errar. Tenho que agir no espaço que a lei permite, mas acho legítimo. Acho que o senador Virgílio toma atitude que pode gerar a consciência de que a presença deles nesse momento não é adequada para o bom andamento, evitando constrangimentos no período das investigações."
Leia mais notícias sobre o Congresso
- Parlamentar identifica duas contas paralelas do Senado e cobra explicações de Sarney
- Veja todos os atos secretos indentificados pela comissão de sindicância do Senado
- Demóstenes pede demissão de Agaciel e afastamento de Sarney da presidência do Senado
- Relatório aponta falhas em sistema e atos secretos podem passar de 663
Outras notícias sobre política em Brasil
- Oposição entra com pedido de CPI contra Beto Richa em Curitiba
- TSE rejeita pedido de cassação de mandato de deputado federal Geraldo Pudim
- Minc pede desculpas por ter chamado produtores rurais de "vigaristas"
Especial
- Veja o que há sobre o Congresso
- Veja cobertura do Congresso
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
livraria


O famoso guru Chibóca, divulgou suas previsões para 2010.
NO ESPORTE:
*** O Brasil vai ser Exacampeão de futebol;
*** Kaká vai ser eleito o melhor jogador do mundo:
*** O Corinthians vai ser Campeão Mundial Interclubes.
NA POLÍTICA:
*** Uma mulher vai ser presidente do Brasil;
*** Vai aparecer tantos escândalos que esse do Arruda é coisa miúda;
*** 70% dos atuais políticos serão reeleitos.
NA SAÚDE:
*** A DENGUE vem com tudo, vai faltar dinheiro e o PSDB e DEMo vão se lamentar por ter feito campanha contra a CPMF o único imposto INSONEGÁVEL;
*** Os hospitais públicos vão continuar com gente nas macas e nos corredores.
TRIBUTÁRIO:
*** Vai aumentar os "laranjas";
*** Serão sonegados mais de 200 bilhões de reais conforme foi em 2009 (segundo o ex-presidente da Receita);
*** A burocracia vai consumir mais de 70 bilhões;
*** O judiciário receberá mais de 70 mil ações de contestações para não pagar tributos.
NO SOCIAL:
*** O número de miseráveis morando em cortiços vai diminuir de 20 milhões, para 19 milhões.
*** No Índice de Desenvolvimento Humano (ONU) ocuparemos o 69 lugar, atrás da Argentina,Cuba e Uruguai.
Enquanto isso... Veja o que diz as Escrituras Sagradas: 1Co 4:8 - Já estais fartos! já estais ricos! sem nós reinais! e quisera reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco!
Maranata.
avalie fechar
que aí está não haverá ORDEM E PROGRESSO para o povo brasileiro.Teremos cada vez mais impostos escorchantes, baderna generalizada nos poderes públicos, ausência calamitosa de justiça, e tudo o mais que não presta mas agrada a natureza canalha dos políticos, lobistas, marketeiros e suas
cortes (asseclas).
avalie fechar
avalie fechar