Sarney divulga pesquisa que mostra que público apoia o Senado
MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília
Em meio a crise política que traz instabilidade a permanência do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) no cargo, o DataSenado divulgou nesta quarta-feira uma pesquisa para mostrar que a opinião pública apoia a instituição.
O levantamento aponta que dos 1.277 cidadãos entrevistados, 74% afirma que os parlamentares cumprem em parte suas funções, contra 21% que entendem que não e 5% que acham que os senadores executam integralmente.
Segundo os entrevistados, os parlamentares receberam nota média de 5,4 dos entrevistados em uma escala de zero a dez. O estudo identifica que para 89% dos entrevistados o Senado adotou medidas administrativas importantes como a reforma proposta pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Os entrevistados pelo DataSenado, no entanto, defendem a instalação da CPI da Petrobras. A investigação da estatal foi defendida por 84% dos entrevistados, sendo que 67,1% avaliam que a CPI pode ajudar a solucionar as eventuais irregularidades que forem encontradas na estatal.
Foram entrevistados, por telefone, 1.277 pessoas, com mais de 16 anos, em 81 municípios do país.
Mergulhado em denúncias de irregularidades, Sarney, ao lado do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), lançou nesta quarta-feira campanha que tem como objetivo melhorar a imagem do Congresso Nacional.
Com o slogan "O Congresso faz parte da sua história", a campanha é composta de vídeos institucionais para divulgar projetos aprovados pelo Congresso nos últimos 19 anos --como o Código Nacional de Trânsito, o Código de Defesa do Consumidor e a licença maternidade de seis meses.
Leia mais notícias sobre o Congresso
- Renan diz que não há fato novo que justifique afastamento de Sarney; PT define apoio
- Roseana diz que seu pai é o "bode expiatório" do Senado
- Lula pede que Sarney espere até domingo para decidir sobre afastamento, diz ex-senador
Outras notícias sobre política em Brasil
- Líder do DEM diz que Pinotti era uma das maiores estrelas do partido
- Câmara suspende sessão plenária após morte de Pinotti
- Comissão pede mais cinco dias para entregar resultado sobre atos secretos
Especial


O prestigioso jornal Süddeutsche Zeitung se referiu a Lula como "superstar" em uma reportagem que afirma que o Brasil é festejado sob seu governo, como se só agora o país tivesse sido descoberto pelo resto do mundo.
O texto diz ainda que o presidente brasileiro tem um alto índice de aceitação não somente entre os próprios brasileiros, mas também por parte de políticos de outros países.
O jornal econômico Handelsblatt disse que Lula chega à Alemanha para conversar com a chanceler Angela Merkel "de igual para igual".
No artigo intitulado Lula não vem como pedinte, o periódico afirma que o Brasil é um país desejado pelos investidores, e que a líder alemã corteja, por isso, o país em nome do setor econômico alemão.
'Milagre econômico'
Já o conservador Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) diz que Lula chega à Alemanha como representante de uma "nova terra do milagre econômico" que "ultrapassou os tremores da crise global com uma velocidade impressionante".
Na reportagem intitulada Um visitante autoconfiante, o FAZ lembra que as empresas brasileiras estão, em muitos setores, na ponta do que há de melhor internacionalmente e que o "capital estrangeiro tem entrado no Brasil como nunca antes", o que faz do real "uma das moedas mais fortes do mundo".
O jornal diz ainda que o Brasil
avalie fechar
avalie fechar
Qdo ele ajuda a desapropiar terras, dos pequenos lá em tocantins, e incorpóra ao seu patrimonio, ai ele sorri né!
Vai vendo, tem uma Katia senadora, e outra ruralista, athá, sem nenhum interece, umm dá até para acretitar.
avalie fechar