Brasil
01/07/2009 - 18h49

Sarney responde a proposta do PT com ameaça de renúncia

Publicidade

MÔNICA BERGAMO
colunista da Folha de S.Paulo

O presidente José Sarney (PMDB-AP) convidou todos os senadores do PT para uma reunião de emergência em sua casa. Pelo menos oito parlamentares estão se dirigindo agora para a residência dele, no Lago Sul.

Sarney não aceitou a proposta do partido de se licenciar por 30 dias do cargo. E devolveu a sugestão com um ultimato: se todos querem, ele então renuncia ao cargo.

A proposta é péssima para o governo pois entrega o comando do Senado, de imediato, ao PSDB. E mergulha o Senado em uma campanha para eleger o sucessor de Sarney que pode aumentar a crise e paralisar o parlamento.

A cartada de Sarney colocou o PT contra a parede. "A renúncia significa uma nova eleição e uma nova disputa no Senado. E o governo, o presidente Lula, já nos passou a sua visão de que o quadro ficará muito complicado se isso ocorrer", diz o senador Paulo Paim (PT-RS).

"O [senador Aloizio] Mercadante levou ao Sarney hoje pela manhã a nossa proposta de que ele se licenciasse por 30 dias enquanto uma comissão suprapartidaria faria propostas para reformar o Senado, diminuir gastos e aumentar a transparência. E voltou de lá dizendo que o Sarney está muito magoado. E que a possibilidade de ele se licenciar não existe. Se for assim, ele prefere renunciar", diz Paim.

De acordo com Paim, eles vão agora à casa de Sarney conversar mais uma vez e só tomarão uma posição definitiva depois da volta de Lula ao Brasil.

Na Líbia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou que não apoia o afastamento de Sarney. Ele disse que a oposição quer ganhar a presidência do Senado no tapetão.

"É importante para o DEM e PSDB, que querem que ele [Sarney] se afaste para o [senador] Marconi Perillo [PSDB-GO] assumir, o que não é nenhuma vantagem para ninguém. A única vantagem é para o Marconi Perillo e para o PSDB, ou seja, que quer ganhar o Senado no tapetão. Assim não é possível. Isso não faz parte do jogo democrático", disse Lula em Sirte, na Líbia, onde participou da cerimônia de abertura da Cúpula da União Africana.

Comentários dos leitores
MARCELO SPENCER DE PAULA (588) 10/11/2009 21h10
MARCELO SPENCER DE PAULA (588) 10/11/2009 21h10
"SENADO DESGRAÇA, SURGEM AS CADEIRAS MILIONÁRIAS"
HAJA ABERRAÇÃO!
Na casa da orgia (ironicamente alcunhado de SENADO) onde lá todo tipo de desdita e usurpação ante a COISA PÚBLICA cresce e prospera numa velocidade vertiginosa.
Em nome da "boa governabilidade" NÉ MESMO SAPO REI?
Que diga Sarney!
Após milhares de escândalos e desgraças onde os assaltos a luz do dia corre a revelia (lembrando que tudo está sendo observado pelas MÃOS DURAS E IMPLACÁVEIS do conselho de ética... que tudo engaveta e todos se fraternizam em prol de nossa santa democracia).
E entre milhares de patifarias produzidas com meu bolso sem prévio consentimento foram denunciados zilhões de fantasmas funcionários que recebem vultosos salários no intuito único de nos bem "servir".
Agora surge outra MARAVILHA que me deixa pasmo e sem fala:
As famosas cadeiras milionárias... sic
Pois os aliciadores do antro pensando exclusivamente em seus pares providenciaram em caráter urgentíssimo algo que poderá ser remotíssimo: CADEIRAS DE ESCAPE!
Sendo que as mesmas têm a finalidade inacreditável de possível incêndio no recinto servir para transportar os membros que não estejam em boas condições de se evadir.
E eu como esbulhado contribuinte, me sinto lisonjeado em saber que meu suado tributo está sendo canalizado pra salvar cretinos e dissolutos.
Enquanto milhares de cidadãos por genética ou mutilações não tem ao menos bengala para consolo social.
E o hilário - teoricamente são eles: MANDATÁRIOS!
Spencer
sem opinião
avalie fechar
JOÃO RAMOS LOPES RAMOS (35) 10/11/2009 20h13
JOÃO RAMOS LOPES RAMOS (35) 10/11/2009 20h13
O ÚNICO JEITO. APRENDER COM OS ITABAPOANOS (RJ)
Mais uma vez, a imprensa deixa de cumprir o seu papel, isto é, INFORMAR.
Uma eleição foi anulada no município de BOM JESUS DE ITABAPOANA - RJ, por não ter conseguido alcançar a maioria dos votos válidos.
A eleição foi anulado com 89,23% de votos nulos.
Isto prova, que podemos anular a próxima eleição e cassar de uma vez, 2/3 do senado federal e todos os deputados federais, sem precisar de CPIs que nada fazem, a não ser, PIZZA, PIZZA, PIZZA.... É só querermos.
Se em Itabapoana os cidadãos anularam a eleição, porquê não nós?.Será que somos menos cidadãos do que os itabapoanos?
Acredite você pode, eu posso, nós podemos.
Se a imprensa não cumpre o seu papel, vamos fazer o papel da imprensa, divulgando esta mensagem para o maior número de pessoas
RAMOS.
sem opinião
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2713) 10/11/2009 18h44
Antonio Fouto Dias (2713) 10/11/2009 18h44
Comissão do Senado aprova 14º salário para professores de escolas públicas, isso é muito bom, entretanto não seria melhor ainda se houvesse uma recuperação das perdas salariais e que o mesmo melhorasse por todos os meses e não apenas uma vez ao ano? sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (18007)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca