Brasil
14/07/2009 - 16h47

PSOL gaúcho pede à Justiça bloqueio de bens e contas de Yeda Crusius

Publicidade

WANDERLEY PREITE SOBRINHO
colaboração para a Folha Online

O PSOL gaúcho encaminhou à Justiça um pedido de bloqueio dos bens e das contas da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), de seu marido, Carlos Crusius, e do ex-secretário-geral de Governo Delson Martini. O pedido deve ser analisado até o final desta semana.

2.jul.08/Fabio Pozzebom/Agência Brasil
PDT pode ser o fiel da balança na CPI contra governadora Yeda Crusius (foto)
Governadora Yeda Crusius (foto) pode ter contas e bens bloqueados pela Justiça

Entre outras denúncias, a governadora é suspeita de desviar verbas públicas, fazer caixa dois em sua campanha e comprar com esse dinheiro uma casa em um bairro nobre de Porto Alegre.

O PSOL encaminhou o pedido na última quinta-feira (9), mas ele só foi recebido pela Justiça Federal de Santa Maria no dia seguinte.

Quem vai divulgar o despacho é a juíza Simone Barbisan Fortes, responsável pela Operação Rodin, da Polícia Federal, que investiga supostas fraudes no Detran gaúcho.

Segundo o vereador e advogado do PSOL, Pedro Ruas, o pedido tem como objetivo garantir que, se condenados, os suspeitos devolvam o dinheiro aos cofres públicos.

"No Brasil, mesmo em caso de condenação por crime de colarinho branco é difícil ressarcimento ao erário", afirmou o vereador à Folha Online. "É uma medida preventiva afim de que seja garantido o ressarcimento."

Se a Justiça acatar o pedido, as contas e os bens de Yeda ficarão bloqueados por 120 dias, mas esse tempo poderá ser maior a critério da juíza.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da governadora, que não atendeu às chamadas.

Comentários dos leitores
O Pacificador (65) 06/11/2009 16h36
O Pacificador (65) 06/11/2009 16h36
Estou muito curioso para saber se o povo gaucho, cairá no golpe armado contra Yeda.
É desproporcional, a força com que estão querendo minar o governo dela.
O engraçado, é que são os mesmos grupos e partidos que antes governaram o Estado, e motivaram a saída de centenas de empresas de lá.
Por pura instabilidade economica e falta de visão estratégica.
São os mesmos!
E querem a boquinha de volta.
Será que os gaúchos caíram neste golpe?
Para o bem deles, tomara que não.
26 opiniões
avalie fechar
ALBERTO RUIZ (74) 06/11/2009 14h50
ALBERTO RUIZ (74) 06/11/2009 14h50
É a politica do toma lá dá cá. Ô País. Vou-me embora pra Passargada porque lá tbem vou ser rei. sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (167) 06/11/2009 13h17
Marcelo Moreto (167) 06/11/2009 13h17
... mas que pampa é essa que eu recebo agora, com a missão de cultivar raízes, se dessa pampa que me fala a história, não me deixaram nem sequer matizes, passam as mãos da minha geração, heranças feitas de fortunas rotas, campos desertos que não geram pão, onde a ganância anda de rédeas soltas... 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (987)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca