Oposição quer investigar repasses da Petrobras para Fundação Sarney na CPI
MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília
Na tentativa de reforçar a imagem de caixa preta da Petrobras e pressionar o governo, a oposição apresentou nesta terça-feira na CPI da Petrobras requerimentos que envolvem além da estatal, o PT e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). São 22 pedidos de documentação da estatal e quatro de convocação, além de dois de convites de autoridades para prestarem esclarecimentos sobre denúncias feitas contra a Petrobras.
Os oposicionistas decidiram pedir que a CPI investigue a denúncia de que a Fundação José Sarney desviou recursos de um patrocínio cultural da Petrobras. A oposição pede cópia de todas as prestações de contas de verbas recebidas da estatal pela Fundação Sarney.
Os requerimentos solicitam ainda que os promotores João Guimarães Jr e José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo sejam convidados a falar sobre doações irregulares da estatal à Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop); ligada ao PT, e o empresário Boris Gorentzvaig, da Petroplastic, para falar sobre a incorporação da Petroquímica Triunfo à Braskem.
Todos os pedidos serão votados pelo plenário da CPI após o recesso parlamentar que termina em agosto. Como o governo conta com ampla maioria, a expectativa é que sejam derrubados.
A oposição quer cópia de toas as investigações do Ministério Público, Polícia Federal, Tribunal de Contas da União que tem a estatal como alvo. Também foram requisitadas as auditorias internas que analisam a movimentação financeira da empresa.
A oposição defende a convocação dos empresários Valdir Lima Carreiro e Laudezir Carvalho Azevedo da Iesa Óleo e Gás; o gerente executivo de Comunicação Institucional da estatal, Wilson Santarosa; a secretária da Receita Federal, Lina Vieira; e do ex-gerente de Comunicação da área de abastecimento da Petrobras, Geovane Moraes.
Segundo o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), autor do pedido de criação da CPI, técnicos vão utilizar o material para preparar um arsenal contra os governistas. "Só vamos impedir que o rolo compressor do governo atue se tivermos fatos concretos que desarmem os argumentos dos governistas. E sabemos que eles [fatos] existem", disse.
Leia mais notícias sobre o Congresso
- Veja composição do Conselho de Ética do Senado
- Eleito presidente da CPI, petista indica Jucá para relatoria e pede responsabilidade à oposição
- Oposição critica governistas por CPI "chapa branca" para investigar Petrobras
Outras notícias sobre política em Brasil
- Em Alagoas, Lula elogia Collor e Renan e diz que pretende ajudar a eleger sua sucessora
- José Alencar permanece internado em SP sem previsão de alta
- PSOL gaúcho pede à Justiça bloqueio de bens e contas de Yeda Crusius
Especial
- Veja o que há sobre o Congresso
- Veja cobertura do Congresso
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


avalie fechar
avalie fechar
Então, como diz o Dep. Ronaldo Caiado, isto é uma atitude eleitoreira, que era condenada pelo próprio presidente Lula quando era somente um sindicalista.
avalie fechar