Publicidade

Publicidade
Brasil
17/07/2009 - 17h43

Pizzaiolos exigem pedido de desculpas de Lula e Cristovam por ofensa à profissão

Publicidade

da Folha Online

Atualizado às 20h33.

A Contratuh (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade) e o Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares) querem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva peça desculpas por usar de forma "pejorativa e depreciativa" a profissão de pizzaiolo.

O ofício foi protocolado nesta quinta-feira e inclui o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que também fez comparações incluindo os pizzaiolos.

Na última quarta-feira (15), questionado se a CPI da Petrobras acabaria "em pizza temperada com pré-sal", Lula criticou os senadores da oposição que trabalham para que a comissão parlamentar pegue fogo: "Todos eles são bons pizzaiolos".

Ao repercutir a declaração de Lula, Cristovam disse que se sentia "profundamente ofendido" ao ser chamado de pizzaiolo.

"O presidente Lula fez uma declaração infeliz, ao usar uma ocupação para ofender outros políticos. Posteriormente o senador Cristovam Buarque na ânsia de devolver a agressão minimizou a nada o artesão que confecciona a pizza", disse por meio de nota o vice-presidente da Contratuh e presidente do Sinthoresp, Francisco Calasans Lacerda.

Para as entidades, o pedido de desculpas mostraria humildade e maturidade política. "Espero que eles tenham o espírito democrático e reconheçam publicamente que cometeram um grave erro. Além de elegante, neste momento, seria a única coisa correta a ser feita", afirmou Calasans

Se o presidente e o senador não oficializarem o pedido de desculpas, as entidades pretendem convocar uma assembleia para decidir quais medidas serão tomadas.

"Nós temos obrigação moral e constitucional de defender a nossa classe. Caso ambos não peçam desculpas publicamente, nós reuniremos os nossos associados e em assembleia decidiremos o próximo passo. É preciso nos manifestarmos, para que os nossos trabalhadores não sejam nunca mais desvalorizados", disse Calasans.

Outro lado

O senador disse que acha "perfeitamente correto" as entidades exigirem o pedido de desculpas do presidente mas que ele não tem do que se desculpar.

"O presidente Lula é que deve se desculpar. Ele foi o primeiro usar a palavra pizzaiolo no sentido de quem manipula a informação e esconde a verdade. Eu usei a palavra no sentido que o presidente usou, e não menosprezando a profissão. Pra mim, pizzaiolo é quem faz pizza", afirmou.

O presidente ainda não se posicionou sobre o pedido das entidades.

Comentários dos leitores
Jonas Barbosa (7) 02/12/2009 11h00
Jonas Barbosa (7) 02/12/2009 11h00
"Sarny volta para suas atividades normais..." ISSO É QUE METE MEDO, POIS SUAS "ATIVIDADES NORMAIS" CAUSAM GRANDE PREJUÍZO AOS COFRES PÚBLICOS... sem opinião
avalie fechar
MOACYR PAGEÚ PAGEÚ (1) 01/12/2009 23h36
MOACYR PAGEÚ PAGEÚ (1) 01/12/2009 23h36
SOBRE O CASO "CUECA NETE,PANETONETE, MEIANETE" EM BRASILIA-DF - " O BRASIL É BONITO POR DENTRO E POR FORA, O QUE SÃO FEIOS POR DENTRO E POR FORA,SALVO RARAS EXCEÇÕES, SÃO OS POLITICOS" ELEIÇÕES -2010 VEM AÍ ACORDA BRASIL.............................? sem opinião
avalie fechar
fernando barreiros araujo (1) 01/12/2009 22h40
fernando barreiros araujo (1) 01/12/2009 22h40
O Aparecido deve ser petista corintiano como o Lula(lá).Também acho que não interpretou bem o que disse São Paulo aos Coríntios(não ao curíntia).Essa frase :Já estais fartos!Já estais ricos... continua até o versículo 13! e é usada como ironia e não como uma atitude conformista de que tudo está perdido.É necessário que na política haja participação de pessoas que não roubam e façam as coisas certas sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (18094)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca