Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2004 - 15h43

Genoino assina acordos com Partido Comunista chinês

Publicidade

da Folha Online

O presidente do PT, José Genoino, está em viagem institucional à China desde a última terça-feira para assinar acordos de cooperação com o Partido Comunista Chinês.

Acompanhado dos secretários Delúbio Soares (Finanças) e Paulo Delgado (Relações Internacionais) e do 3º vice-presidente do partido, Walter Pomar, Genoino vai estudar a abertura econômica chinesa e discutir a forma de organização do Estado Chinês.

No ano passado, membros do Partido Comunista estiveram no Brasil em intercâmbio de experiências partidárias.

A comitiva do PT deve visitar as cidades de Pequim, Xangai e Cantão. A previsão é que voltem ao Brasil no fim do mês. Também em maio o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ir a Xangai para assinatura de protocolos de colaboração.

No próximo ano, por meio de votação entre os filiados, o PT decide se passa a integrar ou não a Internacional Socialista. Hoje, o partido participa como observador das reuniões.

Essa filiação é assunto delicado para a direção petista, pois pode ser mais um motivo para acirrar as críticas das correntes de esquerda da sigla. Muitas discordam do que consideram uma excessiva moderação da entidade.

A Internacional Socialista é uma organização internacional formada por cerca de 150 partidos políticos socialistas, trabalhistas e sociais-democratas. No Brasil, apenas o PDT faz parte dela.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página