Casal Renascer retorna ao Brasil e participa de culto no ginásio do Ibirapuera
colaboração para a Folha Online
Os fundadores da igreja Renascer em Cristo --o apóstolo Estevam Hernandes e a bispa Sônia-- retornaram ao Brasil no último sábado (1º) e estiveram presentes, no mesmo dia, num culto no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, que reuniu cerca de 30 mil pessoas.
Na ocasião, o casal pediu uma corrente de orações pelo filho, que está doente, mas não celebrou o culto. Segundo a assessoria de imprensa da Renascer, a prioridade do casal, agora, será cuidar do filho. Por isso, ainda não há uma data marcada para a celebração do primeiro culto por eles.
O casal retornou ao país após cumprir pena nos Estados Unidos pelos crimes de contrabando de dinheiro e conspiração para contrabando de dinheiro. O retorno foi antecipado em 15 dias, com autorização da Justiça americana.
Ainda segundo a assessoria, o mais provável é que, quando o casal retornar às atividades, os cultos sejam realizados na igreja Renascer localizada na Mooca, que é o maior lugar de celebração desde que o teto da sede da Igreja que ficava no Cambuci desabou.
O acidente aconteceu no dia 18 de janeiro deste ano causando a morte de nove mulheres e deixando mais de cem pessoas feridas. Ninguém ainda foi responsabilizado pela tragédia.
Entenda o caso
Sônia e Estevam Hernandes foram detidos em janeiro de 2007 quando entravam nos Estados Unidos com US$ 56,4 mil escondidos em uma bolsa, na capa de uma Bíblia, em um porta-CDs e em uma mala.
O casal cumpriu 140 dias de reclusão em penitenciárias do país, além de ser condenado a cinco meses de prisão domiciliar, dois anos de liberdade condicional e multa de US$ 30 mil para cada um.
Antes da condenação, em agosto de 2007, o casal ficou em liberdade condicional e vigiada: sua circulação estava restrita ao condomínio de luxo em Miami, no qual possui residência, e a alguns lugares da cidade, como consultórios médicos. À época, todos os seus deslocamentos eram monitorados por um aparelho eletrônico preso ao tornozelo de cada um.
Outros processos
O casal se envolveu em outros processos também no Brasil. No início deste ano o STJ (Superior Tribunal de Justiça) trancou uma ação penal por sonegação fiscal contra o casal, que tramitava na 1ª Vara Criminal Federal de São Paulo.
Segundo denúncia do Ministério Público Federal, entre abril e junho de 2000, o casal, proprietário da empresa Publicações Gamaliel, suprimiu tributos --IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física)--, que deveriam ter sido recolhidos aos cofres públicos, mediante fraude à fiscalização tributária.
O advogado Luiz Flávio Borges D'Urso, que defende o casal, explicou que o processo teve origem a partir de um auto de infração, que pode ser revogado.
A Justiça de São Paulo também suspendeu uma outra ação criminal por suposta sonegação fiscal praticada pelo casal Hernandes na empresa Gamaliel. Porém, nesta ação, o casal responde por sonegação de tributos estaduais, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Leia mais
- Líderes da Renascer chegam ao Brasil após prisão nos EUA
- Laudo aponta que teto de Renascer desabou devido a soma de falhas de avaliação
- USP conclui que sustentação de telhado da Renascer estava sem reforço
Outras notícias de Brasil
- Senado abrirá processo para investigar contratação de ex-namorado da neta de Sarney
- Sarney encomenda relatório com argumentos para arquivar acusações contra ele
- OAB diz que PEC dos precatórios cria "tirania estatal" no Brasil
Especial
- Leia a cobertura completa sobre a prisão do casal de fundadores da Renascer
- Veja o que existe em arquivos sobre a Renascer
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


avalie fechar
Deveriam ficar presos, assim como ficarão nos EUA
Brasil o país da impunidade.
avalie fechar
avalie fechar