Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2004 - 20h50

César Maia lidera pesquisa com 38% no Rio, mostra Ibope

Publicidade

da Folha de S.Paulo, no Rio

O prefeito Cesar Maia (PFL) lidera com 18 pontos de vantagem a disputa sucessória no Rio. Pesquisa Ibope, divulgada hoje pela Rede Globo, mostra Maia com 38% das intenções de votos. Em segundo, aparece o senador Marcelo Crivella (PL) com 20%.

Como a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, há um empate técnico na terceira colocação: o ex-prefeito Luiz Paulo Conde (PMDB) obteve 9% das intenções de voto, e os deputados federais Jorge Bittar (PT) e Jandira Feghali (PCdoB) aparecem com 5%.

Conde pode ter entre 5,9% e 12,1%. Bittar e Jandira podem estar num intervalo entre 1,9% e 8,1%. Os candidatos André Corrêa (PPS) e Lenine Madeira (Prona) não atingiram 1% das menções na pesquisa.

O percentual de eleitores indecisos atinge 12%, e 10% afirmam pretender votar em branco ou anular. O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 25 e 27 de junho no município do Rio. A pesquisa, paga pela Globo, foi registrada no TRE-RJ sob o número 008/2004.

Com esses nomes na disputa, Cesar Maia estaria próximo de vencer já no primeiro turno, quando um candidato necessita obter metade mais um dos votos válidos (não-incluídos na conta os votos brancos e nulos).

A soma dos adversários do prefeito supera em apenas um ponto percentual o patamar atingido por Maia (39% a 38%). Levada em conta a margem de erro, o atual prefeito pode estar em faixa acima da exigida para a vitória já no primeiro turno.

A pesquisa do Ibope não incluiu nenhum nome do PDT, que lançará o deputado estadual Paulo Ramos como candidato. Inicialmente o partido pretendia lançar Leonel Brizola, morto na segunda-feira passada, com o apoio do PMDB do Rio.

Os peemedebistas, em convenção hoje, oficializam o nome do vice-governador e ex-prefeito Luiz Paulo Conde para disputar a prefeitura. Depois das negociações com Brizola, ele resistia a entrar na disputa, mas foi convencido pelo presidente regional do PMDB, Anthony Garotinho.

A 96 dias do pleito, a campanha eleitoral só começa oficialmente em 5 de julho, quando a Justiça Eleitoral permite que candidatos façam propaganda e participem de atos públicos como tal.

A pesquisa do Ibope definiu os cinco candidatos que estarão em debate na Rede Globo na próxima quinta-feira: Maia, Crivella, Conde, Bittar e Jandira.

Os cinco candidatos já aceitaram a participação no debate, que começa às 11h, com uma hora e meia de duração. Responderão a perguntas formuladas pela produção da Globo e pelos próprios adversários.

Pelas regras, se houver críticas à prefeitura, ao governo do Estado ou ao governo federal, Maia, Conde e Bittar, respectivamente, podem pedir direito de resposta para defenderem as administrações que apóiam.

Leia mais
  • Serra lidera com 30%; Maluf vai a 24%, e Marta tem 20%, diz Datafolha
  • Ibope aponta Serra na liderança em São Paulo
  • Serra, Marta e Maluf cancelam participação em debate

    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre as eleições no Rio
  • Veja o especial sobre as eleições
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página