Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2004 - 07h11

Vice de Serra diz que situação com a Receita é regular

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O deputado federal Gilberto Kassab (PFL-SP), candidato a vice-prefeito de São Paulo na chapa de José Serra (PSDB), disse que sua situação na Receita Federal é regular. Atribuiu o crescimento do patrimônio à sua atividade empresarial em quatro ramos. A seguir, trechos de duas entrevistas concedidas à Folha na última sexta-feira e anteontem.

Folha - O que ocorreu nesse período (1994-1998), como o sr. justifica o acréscimo no patrimônio?
Gilberto Kassab
- Antes quero falar que comecei a vida profissional um pouco tarde. Tive a felicidade de não trabalhar enquanto fazia faculdade. Fiz duas faculdades, o curso de engenharia civil na Escola Politécnica e o curso de economia na Faculdade de Economia e Administração. E, até os 26 anos, até o final de 1986, eu não trabalhei. Meu pai me deu essa oportunidade. Comecei minha vida profissional bastante tarde e logo depois, quer dizer, alguns anos depois, dois, três anos depois, eu comecei a ter uma atividade empresarial. E à medida que começou a atividade empresarial, evidentemente, você começa empresarialmente a ter um crescimento compatível com o crescimento empresarial. A cada crescimento, a cada real que aconteceu nas minhas empresas e na minha vida, como cidadão, está tudo justificado e muito bem justificado. Porque sei, como comecei cedo na vida pública, que essa transparência é muito importante.

Folha - A agropecuária que o sr. tem no Mato Grosso do Sul, adquiriu quando?
Kassab
- Essa agropecuária era do meu sócio [deputado estadual Rodrigo Garcia] e a gráfica era só minha. Então nós fizemos uma permuta e metade da gráfica ficou com ele e eu entrei com metade da agropecuária e com metade da transportadora que já era negócio da família dele.

Folha - O seu sócio lhe deu parte na sociedade?
Kassab
- É uma permuta, em partes iguais e em valores iguais. Não houve nenhum presente de ninguém.

Folha - E qual foi a primeira empresa com a qual o sr. se associou, dessas quatro?
Kassab
- Olha... Deve ter sido a gráfica e a engenharia, daí depois... As coisas foram mais ou menos simultâneas, hein, mais ou menos simultâneas, quando tivemos a idéia de desenvolver, em setores diferentes, atividades empresariais. Construção, agropecuária.

Folha - No mesmo período.
Kassab
- No mesmo período. Eu sou novo, então minha vida empresarial é recente. Eu não sou um megaempresário, como você pode ver pelas minhas declarações. Tudo o que eu tenho está declarado, e tudo comprovado, tudo com origem, tudo com muito trabalho. E que eu queria colocar à sua disposição. Faço questão de ser registrado que eu quero que você veja tudo.

Folha - O sr. trabalhava com quem na transportadora, quem era seu cliente preferencial?
Kassab
- Nós começamos mesmo trabalhando com os produtores de açúcar da região do interior de São Paulo. Então, a gente teve oportunidade de construir a empresa com esses clientes e com os caminhões financiados.

Folha - Como o sr. conseguiu compatibilizar o trabalho de deputado com o de empresário?
Kassab
- Na fazenda, eu tenho quem toma conta, um gerente. Na transportadora, também. Na gráfica, também. E a engenharia é uma área que já existia e no devido momento vai ser incorporada.

Leia mais
  • Patrimônio de vice de Serra teve salto de 316% em 4 anos
  • Deputado sócio de Kassab diz ter recebido bens da família

    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre Gilberto Kassab
  • Veja o que já foi publicado sobre as eleições em SP
  • Leia mais sobre as Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página