Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2004 - 08h43

Coligação entre PT e PFL antecipa debate sobre segundo turno no Rio

Publicidade

da Folha de S.Paulo, no Rio

A aliança firmada entre PT e PFL em Niterói e Nova Iguaçu --duas das mais importantes cidades da região metropolitana do Estado-- provocou no Rio troca de acusações entre candidatos a prefeito e especulações sobre apoios em um segundo turno.

O prefeito Cesar Maia (PFL), candidato à reeleição, recebeu o candidato à Prefeitura de Niterói Godofredo Pinto (PT).

O prefeito chegou a vestir um boné com o nome do petista. Ele disse ainda que há quatro meses um emissário, o presidente do PV e secretário municipal de Urbanismo, Alfredo Sirkis, sugeriu ao candidato do PT à prefeitura carioca, Jorge Bittar, que concorresse neste ano como vice na chapa do PFL. Bittar recusou, disse Sirkis, ao lado do prefeito. Ao saber da declaração, o petista reagiu: "É mais uma das mentiras que ele fala. É mais um factóide".

A candidata do PC do B no Rio, Jandira Feghali, também se irritou com as declarações de Maia, só que com os petistas.

"O PT precisa explicar melhor esse acordo. Se houver um segundo turno entre Cesar e Jandira, o PT vai apoiar o prefeito? Garanto que o PC do B não faria aliança com o PFL." Para ela, o PT parece que "está a reboque" de Maia.

PFL e PT já haviam se unido em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense). A coligação terá o petista Lindberg Farias na cabeça da chapa. O PSDB apóia a aliança.

Maia procurou minimizar as diferenças entre PFL e PT. Disse que, nos municípios, "a questão ideológica tem uma importância muito menor". Ele admitiu subir no palanque petista em Niterói caso seja convidado.

Já o prefeito de Niterói afirmou que, no Rio, seu candidato é o petista Jorge Bittar. "Sou um homem de partido", afirmou. Maia elogiou a declaração do novo aliado.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre as eleições no Rio
  • Leia mais sobre as Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página