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19/07/2004
-
12h49
CAIO JUNQUEIRA
da Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, em São Paulo, durante o lançamento de uma campanha para recuperar a auto-estima do brasileiro, que o Estado não pode resolver todos os problemas do país.
"No Brasil a gente tem o hábito de achar que o Estado pode resolver tudo. O Estado pode resolver uma parte dos problemas ou pode ser o indutor para resolver parte dos problemas. No Brasil, historicamente, o Estado criou muitos problemas. Mas a outra parte [dos problemas] é a sociedade que tem de resolver, sobretudo a família."
Ele disse ainda que os problemas sociais do Brasil não devem ser relacionados somente aos aspectos econômicos, uma vez que "não é apenas a pobreza a razão pela qual as pessoas desviam de seu caminho".
"No Brasil as pessoas tentam simplificar tudo nas questões econômicas. Com que autoridade pode o Estado querer recuperar aquela criança fora do seio da família? Porque o problema pode estar na família desestruturada, no pai que bebe, na mãe que está fora de casa. Ou seja, é uma questão muito difícil de ser resolvida e a gente fica achando que as questões são apenas econômicas."
O presidente estava acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, e dos ministros Ciro Gomes (Integração Nacional), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Luís Gushiken (Secretaria de Comunicação), além da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. Após a solenidade, Lula retornou a Brasília.
Diversos empresários, como Abílio Diniz, dono da rede de supermercados Pão de Açúcar, o presidente da Ford do Brasil, Antonio Maciel Neto, e o presidente da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos), Márcio Cypriano, participaram do evento.
Campanha
Intitulada "Eu sou brasileiro e não desisto nunca", a campanha foi promovida pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e desenvolvida pela agência Lew,Lara. Ela será veiculada através de quatro comerciais de TV, além de anúncios em jornais, revistas e rádio.
Serão apresentadas pessoas consideradas exemplos de persistência e superação de adversidades, como o jogador Ronaldo, o músico Herbert Vianna, o ex-interno da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor)Roberto Carlos Ramos, que hoje é pedagogo e cuida de 12 crianças, e de Maria José Bezerra, que, após fugir de casa para evitar a violência paterna, hoje é mestra em história.
A música-tema da campanha é "Tente outra vez", de Raul Seixas, Paulo Coelho e Marcelo Motta e a frase-tema é "O melhor do Brasil é o brasileiro", do folclorista Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).
A campanha foi desenvolvida gratuitamente. Todos os envolvidos, desde a agência produtora até os titulares dos direitos autorais, não cobraram a participação.
Especial
Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre campanhas de incentivo à brasilidade
Lula diz que Estado não pode resolver todos os problemas do país
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da Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, em São Paulo, durante o lançamento de uma campanha para recuperar a auto-estima do brasileiro, que o Estado não pode resolver todos os problemas do país.
"No Brasil a gente tem o hábito de achar que o Estado pode resolver tudo. O Estado pode resolver uma parte dos problemas ou pode ser o indutor para resolver parte dos problemas. No Brasil, historicamente, o Estado criou muitos problemas. Mas a outra parte [dos problemas] é a sociedade que tem de resolver, sobretudo a família."
Ele disse ainda que os problemas sociais do Brasil não devem ser relacionados somente aos aspectos econômicos, uma vez que "não é apenas a pobreza a razão pela qual as pessoas desviam de seu caminho".
"No Brasil as pessoas tentam simplificar tudo nas questões econômicas. Com que autoridade pode o Estado querer recuperar aquela criança fora do seio da família? Porque o problema pode estar na família desestruturada, no pai que bebe, na mãe que está fora de casa. Ou seja, é uma questão muito difícil de ser resolvida e a gente fica achando que as questões são apenas econômicas."
O presidente estava acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, e dos ministros Ciro Gomes (Integração Nacional), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Luís Gushiken (Secretaria de Comunicação), além da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. Após a solenidade, Lula retornou a Brasília.
Diversos empresários, como Abílio Diniz, dono da rede de supermercados Pão de Açúcar, o presidente da Ford do Brasil, Antonio Maciel Neto, e o presidente da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos), Márcio Cypriano, participaram do evento.
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Intitulada "Eu sou brasileiro e não desisto nunca", a campanha foi promovida pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e desenvolvida pela agência Lew,Lara. Ela será veiculada através de quatro comerciais de TV, além de anúncios em jornais, revistas e rádio.
Serão apresentadas pessoas consideradas exemplos de persistência e superação de adversidades, como o jogador Ronaldo, o músico Herbert Vianna, o ex-interno da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor)Roberto Carlos Ramos, que hoje é pedagogo e cuida de 12 crianças, e de Maria José Bezerra, que, após fugir de casa para evitar a violência paterna, hoje é mestra em história.
A música-tema da campanha é "Tente outra vez", de Raul Seixas, Paulo Coelho e Marcelo Motta e a frase-tema é "O melhor do Brasil é o brasileiro", do folclorista Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).
A campanha foi desenvolvida gratuitamente. Todos os envolvidos, desde a agência produtora até os titulares dos direitos autorais, não cobraram a participação.
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