Publicidade

Publicidade
Brasil
18/09/2009 - 08h36

Senado se vale de ata secreta para validar 36 atos secretos

Publicidade

da Folha Online

Por meio de uma ata não publicada até ontem, o Senado validou 36 atos secretos da Mesa Diretora usados para criar cargos, diretorias e até para reajustar a verba indenizatória de R$ 12 mil para R$ 15 mil, informa reportagem de Adriano Ceolin, publicada nesta sexta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo a reportagem, o assunto foi abordado em duas reuniões do colegiado realizadas há um mês, mas a decisão não havia sido tornada pública até ontem. A informação consta em apenas três linhas da ata da reunião da Mesa realizada em 20 de agosto deste ano: "Item 05: Convalidação dos atos e decisões sobre matérias de competência da Comissão Diretora, inclusive os excepcionados ao ato do presidente do Senado Federal no 294/2009, o ato do presidente no 313, de 2009 e outras matérias similares. Convalidado".

Senado aprova projeto de lei que unifica documentos
Sarney diz que Senado retoma posição de "protagonista do processo legislativo"
Senado emprega servidores que acobertaram funcionário que recebia mesmo preso

A Folha informa que a ata é assinada por José Sarney (PMDB-AP) e, na ordem seguinte, por mais quatro integrantes da Mesa Diretora do Senado: a segunda-vice-presidente Serys Slhessarenko (PT-MT), o segundo-secretário João Vicente Claudino (PTB-PI), o suplente Gerson Camata (PMDB-ES), o terceiro-secretário Mão Santa (PMDB-PI) e o primeiro-secretário Heráclito Fortes (DEM-PI).

Em junho, uma comissão de sindicância identificou 663 atos administrativos que não foram publicados. Desse total, 36 são atos da Comissão Diretora, os mais importantes porque só entram em vigor se forem assinados pela maioria dos sete integrantes da Mesa Diretora -colegiado atualmente presidido por José Sarney e integrado por seis senadores.

Outro lado

Após falar com o primeiro-secretário, a reportagem procurou o diretor-geral. Ele não quis dar explicações sobre o atraso na publicação das atas.

"Por que eu tenho de te responder? Não sou obrigado a lhe responder", disse Haroldo Tajra, que chegou ao cargo por indicação de Heráclito.

Leia a reportagem completa na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

Arte/Folha

Assine a Folha

Comentários dos leitores
eduardo braga (41) 20/12/2009 14h40
eduardo braga (41) 20/12/2009 14h40
Este governo atual não é bom nem regular, é apenas melhor do que os péssimos governos que o antecederam.O povão não aguenta mais os golpes
econômicos e as reformas malucas.Corrupção tem
em todos eles.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1478) 20/12/2009 11h06
Luís da Velosa (1478) 20/12/2009 11h06
Esses julgamentos de "casos" políticos, são um problemão... No mundo inteiro. O negócio é desembainhar a espada e, com as lições de Sun Tzu, na Arte da Guerra, lutar e lutar. Conversar fiado e escrever, é tempo perdido. sem opinião
avalie fechar
ORLANDINO NETO (87) 19/12/2009 03h22
ORLANDINO NETO (87) 19/12/2009 03h22
E alguém acredita em punição para Agaciel Maia? O Padrinho dele irá salva-lo. Sarney, o todo poderoso homem do Maranhão e do Acre. Só há uma coisa a fazer no Senado! Fechar as portas. Que seja fechado o Parlamento da corrupção e safadeza!
Infelizmente no Senado a coisa funciona a base de favores e troca-trca. Agaciel sabe demais! Se ele cair irá abrir o bico, aí será o efeito dominó.
Agaciel levará Sarney e este levará Heráclito Fortes, que levará Collor, que levará Mercadante, que levará Renan, é assim que funciona.
Agora vocês entenderam porque Agaciel Maia não irá cair? Estamos perdendo tempo, estamos sendo enganados por ladrões e corruptos dentro da política que na verdade nada vai acontecer.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (18155)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca