Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2004 - 18h32

Erundina diz que PT patrocina dissidência do PSB

Publicidade

CAIO JUNQUEIRA
da Folha Online

A candidata do PSB à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina, disse, nesta quinta-feira, que a ala dissidente do seu partido está sendo "instrumentalizada" pelo PT, partido da prefeita e candidata à reeleição, Marta Suplicy.

"A minha candidatura, desde o início, vem sendo contestada por alguns setores do meu partido porque eles estão sendo instrumentalizados pela candidatura do PT. Está patrocinando. É um grupo que não tem meios, recursos e , de repente, vão montar um comitê para apoiar outra candidatura. De onde vem esse dinheiro?", disse.

Erundina acusou a campanha de Marta de abuso econômico e afirmou que o partido irá analisar uma eventuais providências na Justiça Eleitoral. "É um absurdo o que está acontecendo nessa cidade. Isso compromete a lisura do processo eleitoral. Não entendo porque ainda não se argüiu a ilegalidade dessa prática, o abuso econômico de uma forma afrontosa."

De acordo com a candidata, o PT tentou comprar os delegados do PMDB e do PPS de modo a desestabilizar as outras candidaturas. "Ofereceram uma kombi para um delegado que ia operá-la na zona sul. A outro, prometeram uma bolsa em uma faculdade."

A ex-prefeita se reuniu com o ex-governador Orestes Quércia e com o seu candidato a vice, Michel Temer, para definir os rumos de sua campanha. Quércia afirmou que está sendo planejado um ato político na zona leste com as presenças do secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, do deputado Miguel Arraes (PSB-PE) e do senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Marta

Ela criticou Marta pelo que chamou de "exposição monstruosa" na mídia e a acusou de uso da máquina administrativa para se favorecer nas eleições. "Com a exposição na mídia que a prefeita tem, que usa a máquina, as inaugurações, visita obras que já foram inauguradas, outdoors por todo lado. Ela abafa as outras candidaturas", disse.

Para ela, Marta mentiu no debate realizado pela TV Bandeirantes na semana passada. "Mentiu em relação à educação. O Tribunal de Contas rejeitou as contas dela ou, pelo menos, aprovou com restrições que ela não aplicou 25% na educação. Ela aplicou menos de 20% e disse que tinha aplicado 32%. Ela não respondeu à denúncia da licitação do lixo."

Outro lado

A coordenação da campanha de Marta, por meio de nota, disse lamentar que Erundina rompa com sua "trajetória política anterior" e "lance mão de calúnias para ganhar espaço na mídia".

"Coerente com nossa postura ética, a campanha da prefeita Marta Suplicy continuará debatendo idéias, mostrando realizações e discutindo nosso programa para o segundo mandato. Lamentamos, pois, que a candidata Luiza Erundina, rompendo com sua trajetória política anterior, lance mão de calúnias para ganhar espaço na mídia", diz a nota.


Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Luiza Erundina
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  • Veja o especial de eleições
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página