Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2004 - 21h06

Posseiros bloqueiam acesso à aldeia em MT

Publicidade

HUDSON CORRÊA
da Agência Folha, em Campo Grande

Cerca de 300 posseiros de terra bloquearam ontem à noite as rodovias federais BR-158 e BR-080, cercando 450 índios da etnia xavante em Alto Boa Vista (a 1.100 km de Cuiabá), em Mato Grosso.

Os posseiros acusam os xavantes de fazer saques em propriedades rurais desde o dia 10 deste mês, quando os índios receberam autorização do STF (Supremo Tribunal Federal) para ficar na fazenda Karu.

Devido ao bloqueio, um grupo de dez pessoas ligadas a ONGs, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), estão impedidas de sair da área.

No grupo retido está o francês Jean-Pierre Leroy, que faz relatórios sobre os povos indígenas brasileiros para a ONU (Organização das Nações Unidos).

Os xavantes disputam com ao menos 700 posseiros a posse de 175,2 mil hectares de terra. Essa área foi reconhecida como terra indígena em 1998 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Uma decisão do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região determinou, em 2001, que a área permanecesse com os posseiros.

Desde novembro de 2003, os xavantes estavam acampados às margens da BR-158, em trecho sem asfalto, a 1 km da terra indígena demarcada.

O STF decidiu então que os posseiros deveriam dividir a área com os índios até a Justiça determinar com quem ficará a terra. Dessa forma, o Supremo autorizou os xavantes a ficarem na fazenda Karu.

"Eles [os índios] saqueiam as casas. Levam colchões, comida, motosserras e o gado. Bloqueamos as estradas para que a Justiça se cumpra. O STF mandou que eles ficassem só numa fazenda", disse o posseiro Antônio Luiz Mesquita, 37.

"Tudo não passa de calúnia. Os xavantes gostam de caçar. Eles passam perto de algumas fazendas e os posseiros ficam assustados", afirmou o administrador regional da Funai, Edson Beiriz, 41.

O delegado da Polícia Civil em Alto Boa Vista, Celso Renda Gomes, 30, disse que registrou ao menos dez casos de roubos supostamente cometidos por índios. "Em uma serralheria na BR-080, onde há 16 casas de funcionários, eles levaram 15 televisões e antenas parabólicas", afirmou Gomes.

Beiriz afirmou que a polícia de Alto Boa Vista é suspeita. Ele pediu uma ação da Polícia Federal.

Segundo Mesquita, na BR-080 os posseiros derrubaram uma ponte para manter o bloqueio. O posto mais próximo da Polícia Rodoviária Federal fica a 270 km e os policiais não tinham informações.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre os índios xavante
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página