Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2004 - 16h08

Marta acusa Serra de plagiar programa de saúde da mulher

Publicidade

da Folha Online

A prefeita de São Paulo e candidata à reeleição, Marta Suplicy (PT), acusou nesta sexta-feira o candidato do PSDB, José Serra, de plagiar um programa de saúde da mulher já implementado por sua administração. Ela disse ainda que o tucano é "mal-informado ou age com má-fé".

"O que eu fiquei espantada, pasma, é com a falta de informação ou má-fé do candidato Serra. Porque a proposta dele para a saúde, uma proposta relacionada à mulher, é um programa que já está desde 2002 na prefeitura e o impacto é extremamente positivo. As propostas principais que ele fez ali já estão na prefeitura", disse a prefeita.

Marta classificou de "feio" Serra ter proposto, segundo ela, um programa já promovido pela prefeitura.

"Ele propõe no mínimo seis consultas [pré-natal] e a prefeitura já faz sete. O que ele está propondo já existe há algum tempo. [O Serra] não sabe que [o programa] existe e, se quisesse propor alguma modificação, alguma melhoria, é bem-vindo. Acho ótimo, porque a gente precisa melhorar mesmo. Agora, propor um programa já existente, é feio, porque é má-fé ou é ignorância, que é mais complicado ou tanto quanto má-fé."

Marta afirmou ainda que Serra poderia dizer que irá melhorar seu programa, "mas não daquela forma, de que vai criar ou inventar". De acordo com ela, as consultas à gestantes na sua gestão aumentaram, o que reduziu em 31% o índice de mortalidade materna na cidade.

A prefeita disse também que teria vergonha de apresentar a proposta de Serra por ser "aquém" do que já existe. "Eles vieram fazer uma proposta, que valha-me Deus, eu teria vergonha, como ex-ministro da Saúde, propor aquilo. Aquilo já existe na cidade e é aquém do que já existe."

Gestante

Sobre o fato de a lei que criou o passe gestante ser de autoria de um vereador do PSDB, a prefeita disse não ter "nada contra". "É ótima, não tem nada contra. Se é bom a gente faz. Agora, em vez de [ Serra] dizer que era uma lei e que eu sancionei e acho ótima, não diz. Diz que vai fazer, [mas] a lei já existe. A desinformação é muito gritante."

De acordo com Marta, a prefeitura gasta R$ 60 mil por mês, desde dezembro de 2003, com o passe.

A lei que determina a entrega de vales-transporte para gestantes fazerem os exames de pré-natal foi sancionada em novembro de 2001, mas só foi implementada em dezembro passado --nove meses após o vereador e autor da lei, Carlos Bezerra (PSDB), ter acionado a Promotoria para que Marta cumprisse a lei.

Leia mais
  • Erundina faz coro às críticas de Serra e Maluf contra CEUs da saúde
  • Maluf diz que promessa de Marta para saúde é "tapeação"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  • Veja o especial de eleições
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página