Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2004 - 18h30

Maluf minimiza pesquisa e Serra comemora

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo Paulo Maluf (PP) e José Serra (PSDB) comentaram a pesquisa Datafolha que foi divulgada hoje, enquanto Marta Suplicy (PT) não havia se pronunciado até o final da tarde.

Maluf usou vários argumentos para tentar minimizar a pesquisa, na qual ele aparece em terceiro lugar, com 16%. "Eu poderia escrever um livro: As eleições ganhas que perdi e as perdidas que ganhei. A rua não diz isso. A rua me dá 25%", afirmou. "Manda o Datafolha vir aqui no Aricanduva e ver se eles votam na Marta ou no Serra. Aqui, eles são 100% Maluf."

Já Serra comemorou sua situação --ele está em segundo lugar, com 30%, contra 34% de Marta. O tucano afirmou que se sentiu estimulado, sobretudo por causa dos cenários para o segundo turno, nos quais ele derrotaria Marta, Maluf e Luiza Erundina (PSB). "Achei um bom resultado, especialmente porque, no segundo turno, a folga é grande", disse.

Serra participou de um encontro em casa da terceira idade em Ermelino Matarazzo, na zona leste. Segundo ele, a batalha agora é levar a situação registrada pelo Datafolha até o dia da eleição. "Até lá, podemos ampliar essa preferência", disse, em referência à migração de votos registrada pelo Datafolha num eventual segundo turno entre ele e Marta.

Apesar do entusiasmo, o tucano voltou a afirmar que a pesquisa que vale é a da urna. Questionado sobre a polarização da disputa com Marta, Serra disse que não há estratégia específica para isso e que "o trabalho é andar pela cidade apresentando idéias realistas".

Marta foi fazer campanha hoje na zona sul, mas até o final da tarde não havia comentado a pesquisa. O vereador Milton Leite (PMDB) foi o anfitrião da prefeita. Ele disse ter falado com o deputado federal Michel Temer (PMDB), vice de Erundina, e alegado que tem direito de participar da campanha petista. Os peemedebistas dão sustentação à Marta na Câmara.

Em outra declaração, Maluf se mostrou mais conformado com o resultado do Datafolha. "A pesquisa é uma fotografia do momento. Se não está em segundo, a gente vai para o segundo lugar."

Ele até se disse feliz com sua situação na disputa. "Estou muito feliz, estou no jogo. Vou para o segundo turno e ganhar. Nesta eleição, a população quer um bom prefeito. Aqui no Aricanduva, duvido que alguém vote em outro."

Críticas

O candidato do PP também buscou criticar Marta e Serra. "Na hora em que a população souber quem vai resolver os problemas da cidade, quem vai acabar com as taxas absurdas, quem vai colocar a saúde nos trilhos, não nos sonhos de uma farsa montada e maqueada numa maquete. Quem vai colocar o doente no hospital, e não na maquete, vai ver que o Maluf vai ganhar a eleição", disse, em referência ao projeto da prefeita de implantar os CEUs da saúde.

Sobre o tucano, declarou: "No debate da Bandeirantes, surgiu o casal 20. Espero que não surja agora [no da TV Record]. O Serra escolheu o Paulinho [para fazer pergunta]. O Paulinho escolheu o Serra. Vai dizer que é coincidência? Não tenho medo de debate."

O ex-prefeito visitou hoje pela manhã a Sociedade Amigos do Parque Maria Luíza e do Jardim Bandeirantes, na zona leste, e casas atingidas por enchentes recentes do córrego Aricanduva.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página