Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2004 - 09h57

PT aparece como o partido mais votado e já garante seis capitais

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O PT foi o partido de grande porte que mais cresceu nas eleições municipais deste ano e deve tornar-se, inclusive, a legenda mais votada no país.

De acordo com os dados do último levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), das 11 capitais que já têm prefeito eleito em primeiro turno, o partido do governo conseguiu a vitória em seis capitais: Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Aracaju (SE), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Palmas (TO).

Com a apuração encerrada em 5.504 dos 5.562 municípios brasileiros, o PT também já garantiu participação no segundo turno em outras 23 grandes cidades. No total, o partido já elegeu 394 prefeitos, o que significa mais que o dobro do totalizado na eleição de 2000 (187).

Por outro lado, a grande decepção para o partido foi a vantagem de 8 pontos percentuais obtida pelo candidato José Serra (PSDB) no município de São Paulo, o mais populoso do país. Com praticamente 100% das urnas apuradas, Serra tem 43% dos votos, contra 35% da atual prefeita e candidata à reeleição, Marta Suplicy (PT).

Até o começo da semana passada, todas as pesquisas de intenção de voto apontavam empate técnico em São Paulo. Serra, entretanto, vai para o segundo turno com uma vantagem expressiva de 475 mil votos.

O PSDB de Serra deve ser o segundo partido mais votado na eleição municipal. Apesar disso, não conseguiu eleger nenhum candidato em primeiro turno nas capitais.

Além das seis capitais petistas, já encerraram a apuração São Luis (MA), que ficou com o PDT; João Pessoa (PB) com o PSB; Rio de Janeiro com o PFL; Campo Grande (MS) com o PMDB; e Boa Vista (RR) que ficou com o PPS.

Os tucanos garantiram vitória em 847 cidades e vão disputar o segundo turno em outras 18. Em terceiro lugar na contabilização de votos, o PMDB aparece como o grande vencedor destas eleições em número de prefeitos, num total até o momento de 1.035. Além disso, ainda irá para o segundo turno em outros 13 grandes centros.

O PFL venceu em 781 municípios, inclusive no Rio de Janeiro com Cesar Maia, e vai para o segundo turno em outras cinco cidades.

Se comparada com o número de cidades vencidas em 2000, só o PT cresceu entre os grandes partidos. PMDB, PSDB, PFL e PP devem conquistar menos prefeituras neste ano.

O PTB teve um pequeno crescimento nesta eleição e ficou com a prefeitura de 417 cidades.

Já PPS, PSB, PDT e PL tiveram aumentos significativos, assim como o PT. Ainda sem finalizar toda a apuração, o PPS obteve 295 prefeituras. O PSB já venceu em 170 cidades. Na primeira eleição após a morte de Leonel Brizola, o PDT já fez 296 prefeitos. Por último, o PL aumentou para 373 o número de municípios governados.

Nanicos

Dos 27 partidos que estão disputando essa eleição, PSTU, PCO e PCB --todos de esquerda-- não elegeram nenhum prefeito. O PAN elegeu um prefeito. O Prona, do deputado Enéas Carneiro (SP), já conquistou sete prefeituras.

O PV mais do que triplicou o número de prefeituras, passando de 13 para 54 (em mais de 5.000 municípios com apuração terminada). O PHS também teve desempenho destacado: passou de 6 para 26 prefeituras. O PSDC, outro pequeno partido destacado, foi de 8 para 12 prefeituras.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Artigo: PT ganhou poder, mas perdeu alegria

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre partidos mais votados
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  • Acompanhe em tempo real a apuração em todo Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página