Governistas vão impedir votação de reajuste de aposentadorias neste ano, diz líder
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), admitiu nesta quinta-feira que a base aliada governista não vai colocar em votação neste ano a emenda que garante a todos os beneficiários da Previdência Social o mesmo aumento concedido ao salário mínimo. Apesar do desgaste junto aos aposentados com a decisão, Fontana disse que o governo não tem condições de aprovar um aumento desse porte.
"Nós queremos votar este aumento real acima da inflação equivalente à metade do crescimento da economia. Não temos como votar neste ano um aumento igual ao salário mínimo. Queremos aumento real que é da metade do crescimento da economia. Ou seja, a economia cresceu 5%, vai ser 2,5%", disse.
Segundo o líder, o governo tem o apoio de parte dos aposentados e de algumas centrais sindicais para votar proposta que prevê o aumento real acima da inflação equivalente à metade do crescimento da economia.
"Esse é um aumento responsável e possível, e que introduz política de recuperação destas aposentadorias. Se esta política que estamos querendo votar agora tivesse sido aprovada há seis anos, já teríamos um ganho de 31% para os aposentados que ganham mais que o mínimo", disse.
Fontana disse que a oposição faz "luta política" ao defender publicamente o reajuste equivalente ao salário mínimo para os aposentados. "Na própria representação dos aposentados, há pessoas que me procuram dizendo que preferem este caminho de transformar aumento real em realidade do que uma luta interminável que a oposição está usando para fazer luta política", afirmou.
Os governistas não querem votar a matéria porque acreditam que, se for aprovada, vai provocar impactos da ordem de R$ 6 bilhões nas contas públicas somente em 2009. Fontana admitiu que o governo pode não ter o apoio da maioria da base para rejeitar a emenda, por isso decidiu retirá-la de pauta.
Se o projeto for aprovado, os governistas temem o desgaste político ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que teria que vetar o reajuste aos aposentados em ano pré-eleitoral.
Protesto
Com muito barulho, um grupo de aposentados protestou nesta quarta-feira no plenário da Câmara contra a decisão da base aliada governista de impedir a votação da emenda. Os idosos reclamaram do governo federal, uma vez que coube à base aliada retirar a matéria de pauta.
Leia mais notícias sobre reajuste de aposentados
- Aposentados se irritam com manobra governista para adiar votação de reajuste
- Câmara adia votação de reajuste dos aposentados
- Base aliada vai barrar votação de reajuste para aposentados, diz ministro
Leia outras notícias de política
- Requião e mais oito se ferem em queda de palco no Paraná
- Azeredo diz que Lula recebeu tratamento diferenciado do Judiciário e nega conhecer mensalão
- STJ tira sigilo do inquérito da Operação Parsárgada e revoga desmembramento de processo
Especial
- Veja o que há sobre o Congresso
- Veja cobertura do Congresso
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


Todo santo dia aparece uma noticia como esta,
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar