Brasil
05/11/2009 - 17h47

Suplicy nega que Cesare Battisti tenha iniciado greve de fome

Publicidade

da Ansa, em Brasília

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) desmentiu hoje a informação de que o ex-ativista Cesare Battisti, condenado na Itália à prisão perpétua, teria iniciado ontem uma greve de fome.

Na próxima quinta-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) retomará em Brasília o julgamento do caso Battisti, que tem sua extradição pedida pela Itália e recebeu, em janeiro, o refúgio político no Brasil, concedido pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

Capturado no Rio de Janeiro em 2007, ele atualmente está preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Segundo Suplicy, Battisti está deprimido e tem dificuldade para se alimentar. Ele negou, porém, que o italiano tenha iniciado um jejum voluntário.

O senador revelou ter conversado pessoalmente com o ex-ativista na prisão, que desmentiu a ele próprio a informação de que estaria fazendo greve de fome. Tal notícia havia sido dada ontem por um grupo de solidariedade e apoio ao italiano.

Battisti, relatou Suplicy, tem vomitado muito e consegue ingerir apenas água e alguns pedaços de pão. O italiano foi condenado à prisão perpétua em seu país por quatro homicídios atribuídos a ele ocorridos no fim da década de 1970, quando integrava a organização de esquerda PAC (Proletários Armados pelo Comunismo).

Após fugir de uma prisão italiana, em 1981, ele viveu mais de duas décadas no México e na França e chegou ao Brasil em 2004.

A análise de sua situação foi suspensa pelo STF em setembro, depois que o ministro Marco Aurélio Mello fez um pedido de vista do processo.

Até aquele momento, os ministros Eros Grau, Joaquim Barbosa e Cármen Lúcia haviam solicitado o arquivamento do pedido de extradição.

No entanto, outros quatro membros da corte já se declararam favoráveis à devolução de Battisti para a Justiça italiana. Foram eles o relator do processo, Cezar Peluso, e os ministros Ricardo Lewandowski, Ayres Britto e Ellen Gracie.

Após a retomada da sessão, deverão votar o presidente do STF, Gilmar Mendes, e o recém-empossado José Antonio Toffoli, que antes precisará declarar se se sente ou não impedido de analisar o caso.

Suplicy disse que foi recomendado a Battisti melhorar sua alimentação nos próximos dias ante a possibilidade de que tenha de se apresentar ao STF.

Na visita, Suplicy foi acompanhado do senador José Nery (PSOL-PA) e da ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, membro do grupo que apoia o ex-ativista.

Comentários dos leitores
claudia kabus (253) 20/11/2009 19h48
claudia kabus (253) 20/11/2009 19h48
para quem não acredita em simples coincidências, é bom anotar nome do partido do terrorista em questão: PAC (Proletários Armados pelo Comunismo). 2 opiniões
avalie fechar
Disse Thomas Hobbes me Leviatã, obra primorosa da sua lvara: "A ausência de ciência, em outras palavras, a ignorância das causas, predispõe, ou melhor, obriga os homens a confiar na opinião e autoridade alheia. Todos os homens preocupados com a verdade,se não confiarem em sua própria opinião, deverão confiar na de alguma outra pessoa, a quem considerem mais sábia que eles próprios, e não considerem provável que queira enganá-los".
Alguém aplicou um engôdo no presidente para justificar o refúgio concedido ao honorável cidaão Italiano Cesare Battisti no Brasil.
Quem terido sido?
2 opiniões
avalie fechar
João Henrique Cerqueira (21) 20/11/2009 14h01
João Henrique Cerqueira (21) 20/11/2009 14h01
Agora o molusco vai ver o quanto custa falar de improviso e agir por impulso !
Se der certo vira herói, mas se o tiro sair pela culatra, como agora, vai ter dificuldades para sustentar o que falou.
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (779)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca