Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2004 - 16h55

Serra tem 12 pontos de vantagem sobre Marta no 2º turno, diz Datafolha

Publicidade

da Folha Online

A primeira pesquisa Datafolha após a definição dos candidatos que vão para o segundo turno da eleição municipal paulistana aponta uma vantagem de 12 pontos percentuais para o tucano José Serra sobre sua adversária, a prefeita petista Marta Suplicy.

De acordo com o levantamento, Serra tem 51% das intenções de voto no segundo turno, contra 39% de Marta. Votos brancos, nulos e indecisos somam 10%.

A pesquisa completa realizada pelo Datafolha está na edição deste domingo da Folha de S.Paulo.



No primeiro turno, Serra obteve 43,56% dos votos válidos, contra 35,82% de Marta, o que representa diferença de pouco mais de 470 mil votos.

Além de ainda maior, a vantagem tucana no segundo turno também pode ser considerada bastante significativa uma vez que Marta terá não apenas que conquistar o voto dos indecisos mas também tirar eleitores de Serra para vencer a eleição.

O tucano, porém, vem conseguindo manter uma diferença superior a 10 pontos no segundo turno há várias semanas. As pesquisas realizadas nos dias 1º e 2 de outubro e no dia 29 de setembro, por exemplo, já apontavam Serra com 51% das intenções de voto, contra 40% de Marta.

Embora afirme estar "despreocupada" com a diferença registrada nas últimas simulações, a prefeita vai se licenciar do cargo nesta semana para concentrar todos os esforços na campanha até 31 de outubro, dia da eleição.

Depois de receber "recomendação de voto" do PP, partido do candidato derrotado Paulo Maluf, Marta sofreu alguns reveses nos últimos dois dias: 1) ela não recebeu o apoio de Luiza Erundina, candidata derrotada do PSB, para irritação de José Genoino, presidente nacional do PT; 2) viu o PMDB declarar 'independência' no segundo turno quando já contava com o apoio desse partido, que faz parte da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; 3) seu adversário, Serra, recebeu reforço eleitoral com apoio de Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT).

A seu favor, entretanto, Marta deve ter nos próximos dias um apoio mais firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de ministros do governo e até de prefeitos petistas que venceram no primeiro turno para reverter a atual vantagem de Serra.

Leia mais
  • Veja a metodologia da pesquisa Datafolha

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  • Leia o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página