Publicidade

Publicidade
Brasil
06/11/2009 - 11h48

Capivara é atração de parlamentares em dia de Congresso esvaziado

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Uma capivara chamou atenção dos poucos senadores que compareceram nesta sexta-feira ao Senado.

Sem grandes discursos e diante de uma sessão esvaziada, os seis parlamentares se divertiram com a tentativa da Polícia Militar Florestal de capturar o animal que tomava banho no espelho d'água em frente ao prédio do Congresso.

Roosewelt Pinheiro/Abr
Capivara é atração de parlamentares no Congresso; ela passará por exames no zoológico e, depois, será solta no lago Paranoá
Capivara é atração de parlamentares no Congresso; ela passará por exames no zoológico e, depois, será solta no lago Paranoá

O resgate da capivara durou mais de três horas e provocou diferentes reações nos senadores.

O senador Mão Santa (PSC-PI) ironizou o caso e pediu que a ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva (PV-AC) fosse chamada para resolver a situação.

"Isso é assunto para a Marina Silva. Ela é que é a principal ambientalista aqui", disse.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) não só brincou com o episódio, como disse que a presença do animal servia de alerta, uma vez que o país precisa assumir compromissos para apresentar durante a Conferência do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas) em dezembro, em Copenhague.

"É a crise ambiental se manifestando no Congresso para despertar os senadores. Os animais estão se desorientando no mundo inteiro e o cerrado não é exceção. Ou então ela veio atrás de algum parente", afirmou.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que não se surpreendeu com a presença do animal, mas negou que ele estivesse atrás de semelhantes. "Ela apareceu e foi no lago do Senado, isso mostra apenas que ainda temos água para recebê-la", disse.

O animal foi recolhido, passará por exames no zoológico e, depois, será solto no lago Paranoá.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca