Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2004 - 09h14

Educação dá fôlego a Marta; saúde é ponto forte de Serra

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Na hora de escolher em quem votar, os eleitores de Marta Suplicy (PT) e de José Serra (PSDB) miram na área administrativa.

Entre os que votam na prefeita, 67% lembram de seu desempenho e de suas propostas na educação para justificar sua escolha. Os CEUs, megaescolas na periferia, são mencionados por 39%.

Quando a questão é feita aos eleitores do candidato tucano, 66% citam sua atuação e seus projetos para a área da saúde --26% falam de melhora e investimentos em geral, enquanto 16% tocam nos medicamentos genéricos.

A soma dos motivos não dá 100% porque pode haver mais de uma razão para que os eleitores façam suas escolhas, e todas foram analisadas pelo Datafolha.

O transporte também é um ponto forte na hora de dizer por que votar em Marta --50% de seus eleitores falam dessa área quando explicam seus motivos.

Nessa área, a prefeita lançou neste ano um de seus melhores trunfos eleitorais, o bilhete único, que permite trocar de ônibus várias vezes pagando apenas uma passagem. Tanto é assim que Serra evita criticar o modelo, dizendo só que vai estendê-lo ao Metrô. São 34% os eleitores de Marta que citam o bilhete único como razão do seu voto na petista.

Talvez por ser a atual prefeita, Marta tem vários pontos administrativos citados como motivos de voto pelos seus eleitores, como os projetos sociais (18%), as obras viárias (14%) e a saúde (11%).

A imagem da prefeita, que foi minada durante toda a campanha como arrogante e pela separação de Eduardo Suplicy (PT), é a razão da escolha para apenas 5%.

No caso de Serra, a imagem pessoal é muito mais decisiva. Somam 14% os eleitores do tucano que apontam esse fator como importante na hora de escolhê-lo.

Suas propostas vêm em seguida, principalmente na área de transportes, citada por 11%. O principal nesse quesito é a ampliação do bilhete único para o Metrô (6%).

A promessa do fim das taxas criadas por Marta também rende votos ao candidato do PSDB. Entre os seus eleitores, 4% falam que um dos motivos para sua escolha é que Serra irá acabar com as taxas da luz e do lixo. As mesmas que são o principal motivo de rejeição a Marta.

Leia mais
  • Marta é rejeitada pelas taxas; Serra, por sua atuação na saúde

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página