Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2004 - 05h01

67% dos eleitores acreditam na vitória de Serra sobre Marta

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Com o placar de 52% a 40% a favor de José Serra (PSDB) sobre Marta Suplicy (PT), 67% dos paulistanos acham que o tucano vencerá a eleição, diz o Datafolha.

A diferença de 12 pontos percentuais entre os dois é a mesma de uma semana atrás, quando Serra tinha 51%, e Marta, 39%.

A expectativa da vitória do tucano, maior que sua intenção de voto, deve-se ao fato de que também uma parcela de eleitores da petista acha que Serra vencerá.

Mais de um terço dos que declaram votam na prefeita (37%) acham que o tucano ganhará. A maioria deles (52%), entretanto, ainda crê numa virada de Marta.

Faltam ainda duas semanas para o dia decisivo, 31 de outubro, e fatores com grande influência na reta final da campanha, como o horário eleitoral, ainda não tiveram seus efeitos postos à prova.

Para o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, o percentual de paulistanos que acreditam que Serra será o vencedor ainda "é reflexo da vitória do primeiro turno, em um levantamento que foi feito antes do reinício do horário eleitoral gratuito e que pode mudar". O tucano venceu o primeiro turno com 43,56% dos votos válidos. Marta foi a opção de 35,82%.

Anteontem, no primeiro dia da propaganda gratuita, a campanha petista lançou ataques pesados a Serra, associando a imagem da candidatura do tucano à de Celso Pitta (1997-2000), que saiu praticamente escorraçado da prefeitura, com 5% de aprovação. O vice de Serra, Gilberto Kassab, foi secretário do Planejamento de Pitta.

O primeiro debate do segundo turno, na quinta-feira à noite, também teve influência restrita na atual pesquisa, uma vez que a maior parte das entrevistas foi feita na manhã seguinte, quando seu impacto ainda estava longe de ter sido totalmente processado.

Ainda haverá duas semanas de horário eleitoral, que termina em 29 de outubro, mesmo dia do último debate entre Serra e Marta, na TV Globo. No último embate do primeiro turno, o Ibope registrou média de audiência de 31 pontos.

A percepção da proximidade de uma possível vitória de Serra é tanto maior quanto mais há simpatia por sua candidatura, mas contamina também os simpatizantes de Marta.

Entre os que declararam voto na petista no primeiro turno, o percentual dos que acham que Serra derrotará Marta é de 40%. Quando se trata dos eleitores de Paulo Maluf (PP), chega a 81%. Entre os simpatizantes do tucano, 92% acham que sairá vencedor, contra 3% de eleitores de Serra que pensam que a petista pode virar.

O grau de decisão de voto nos dois candidatos está exatamente no mesmo patamar: 90% dos eleitores tanto de Serra quanto de Marta dizem que estão totalmente convictos de suas escolhas.

A definição é um pouco menor entre os que votaram em Maluf e em Luiza Erundina (PSB). Dos malufistas, 15% admitem mudar. No caso dos que votaram na ex-prefeita, são 21% os que ainda podem trocar de candidato.

Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre José Serra
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página