Brasil
11/11/2009 - 08h08

Aliança PV-PSOL inviabilizará "frente de esquerda", diz PSTU

Publicidade

FÁBIO AMATO
da Agência Folha, em São José dos Campos

O possível apoio do PSOL à candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) à Presidência da República pode inviabilizar a reedição, nas eleições do ano que vem, daquela que ficou conhecida como "frente de esquerda" --aliança entre PSOL, PSTU e PCB que, em 2006, deu sustentação à candidatura da ex-senadora Heloísa Helena.

Principal parceiro eleitoral do PSOL, o PSTU anunciou que um acerto com Marina Silva está fora de cogitação. De acordo com o presidente nacional e pré-candidato do partido à Presidência, José Maria de Almeida, o PSTU vai ter candidato próprio caso o PSOL decida pela composição com o PV.

"Não tem nenhuma possibilidade de o PSTU avançar em um acordo dessa natureza. Nós estamos lançando neste mês uma pré-candidatura à Presidência da República, ainda para defender a possibilidade de uma frente de esquerda. Mas, caso não haja essa possibilidade, o PSTU terá uma candidatura própria no ano que vem."

De acordo com Almeida, a candidatura de Marina Silva representaria a continuidade do projeto político do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao qual o PSTU se opõe.

"A Marina segue essencialmente o campo do governo Lula. Nem sequer na questão ambiental podemos dizer que ela representa uma diferença fundamental ao que foi o governo Lula. A esquerda socialista tem que se apresentar de maneira independente", disse Almeida.

O deputado federal Chico Alencar (RJ), vice-líder do PSOL na Câmara, confirmou ontem que o partido tem interesse em discutir uma aliança com Marina e o PV. Segundo ele, o sinal verde para as primeiras conversar formais deve ser dado amanhã, em uma reunião da executiva nacional.

"O PSOL está aberto a debater. É o momento de abrir as janelas, o que não significa escancarar portas de maneira a descaracterizar o partido."

Com a provável candidatura de Heloísa Helena, principal nome do partido, ao senado por Alagoas (a ex-senadora já disse que não quer disputar a Presidência), a reedição da "frente de esquerda" e o apoio a Marina são os dois caminhos no horizonte do PSOL, disse Alencar.

Segundo ele, o partido tem interesse em ter PSTU e PCB ao seu lado em 2010. Mas apontou que a candidatura de Marina Silva conta hoje com grande simpatia dentro do PSOL.

"A Marina pode representar uma cunha nessa polarização [entre PT e PSDB] e enfraquecer tanto o continuísmo do lulismo galopante quanto o regressismo tucano. E isso deve ser levado em consideração em uma eleição", afirmou Alencar.

Comentários dos leitores
Gil Rocha (53) 22/11/2009 17h17
Gil Rocha (53) 22/11/2009 17h17
Senhor Cassio Tavares (21/11/2009-18h55 e 21h32), leia com atenção. Eu não afirmei e nem entrei no mérito da questão. Apenas citei que pelo raciocínio do outro leitor, podemos deduzir que a atual situação de bons resultados econômicos se deve mais a um aumento de taxas tributárias do que de gestão. Não afirmei que houve falta de gestão ou que o governo Lula aumentou mais as taxas que o governo passado.
Além disso, a questão não é o aumento em si da carga tributária, que o senhor supõe que eu desconheça, devido exclusivamente à sua arrogância. A questão é que se as taxas ainda estão sendo praticadas e aumentadas, como beneficiaram apenas o período 1994 a 2002? Parece-me ilógico.
Por outro lado, o senhor pode notar que em nenhuma de minhas manifestações constam ironias ou outras formas desrespeitosas. Acredito que independentemente das nossas posições, do nosso conhecimento ou da nossa ignorância, todos temos direito a uma opinião, seja pertinente ou não, e o que deve prevalecer aqui é o respeito e a cordialidade. O senhor poderia colocar seus argumentos sem desqualificar a mim ou a outros neste fórum, no entanto.........Desqualificar não indica conhecimento e sim intolerância a outra opinião.
Por fim, é no mínimo estranho que, apesar de o senhor me considerar um desinformado, mesmo assim dedicou dois comentários sobre o meu manifesto endereçado a outro participante.
sem opinião
avalie fechar
Nelson Vaughan (109) 22/11/2009 14h19
Nelson Vaughan (109) 22/11/2009 14h19
Nas eleições estaduais o PT só elegerá candidato nos estados do Nordeste, em que o "Vale Voto" falar mais alto. 2 opiniões
avalie fechar
Nelson Vaughan (109) 22/11/2009 14h14
Nelson Vaughan (109) 22/11/2009 14h14
Eleições diretas para presidente do PT? BALELA. O nome certo do partido deveria ser LULA, pois somente ele e os seus diletos amigos mensaleiros é quem mandam no partido. Por outro lado, somente poderão votar aqueles que pagarem para tanto. Quem pode pagar? Somente os devotos do Lula, pois a ala da esquerda não tem dinheiro para isso, pois o PT não aceita os "vales voto" como pagamento. Por essa e por outras, ainda piores, é que o PT está perdendo a credibilidade e se mostrando um partido igual ou pior do que os outros. Por último, a candidatura da Dilma é outra armação, pois todo mundo sabe que ela não serve nem para vice do Lula. Com tanta gente boa do PT vão acabar escolhendo um canastrão de outro partido somente para a perpetuação do "PUDER". 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (14810)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca