Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2004 - 02h03

Juiz recolhe jornal de Marta que imita o "Agora"

Publicidade

do Agora

A Justiça Eleitoral apreendeu ontem exemplares de um jornal apócrifo --sem assinatura do responsável pela publicação-- que estava sendo distribuído na capital e contém textos com elogios à gestão da prefeita Marta Suplicy (PT) e críticas ao seu adversário, José Serra (PSDB.


O jornal --de nome "São Paulo Verdade"-- tem características gráficas muito semelhantes às do Agora. Em nota, a assessoria de imprensa do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) informou que a apreensão do jornal também ocorreu em razão dessa semelhança.

Às 18h25 de ontem, por determinação do juiz Roberto Maia Filho, funcionários do TRE apreenderam 150 exemplares no comitê do PT da Sé (centro). Os responsáveis pelo local não se pronunciaram.

A reportagem identificou quatro pontos onde a publicação era distribuída: nos comitês de Marta na Sé e na Lapa (zona oeste), na praça do Patriarca e nas proximidades da estação Marechal Deodoro do metrô (centro). Nesse ponto, duas mulheres que portavam propaganda de Marta entregavam o jornal.

Uma pessoa que se identificou como Vera e afirmou ser responsável pelo comitê de Pinheiros (zona oeste) também disse que havia recebido o jornal ontem pela manhã. No entanto, ele era distribuído lá.

O jornal apócrifo tem quatro páginas, logotipo semelhante ao do Agora e títulos que apresentam destaque na principal palavra da frase. As pseudo-reportagens são sobre transporte, educação, saúde e renda mínima.

A primeira página traz como manchete o bilhete único --uma das principais armas da campanha do PT. "Marta garante tarifa de ônibus a R$ 1,70 em 2005", diz o título. Na página 2, há uma seção chamada "Rapidinhas", de nome idêntico à publicada diariamente pelo Agora na página A-2.

As notas trazem acusações contra Serra e contra o candidato a vice na chapa, Gilberto Kassab (PFL). Na lateral direita da página, uma outra coluna mostra opiniões favoráveis à candidata.

A página 3 debate o tema educação, destacando a construção dos CEUs (Centros Educacionais Unificados), a distribuição de uniformes e a implantação do transporte escolar gratuito. Afirma, ainda, que o "governo do PSDB construiu 173 escolas de lata na capital". A última página fala sobre saúde.

Liderança

O Agora é o jornal popular mais vendido no Estado. Em setembro, atingiu a marca de 78.155 exemplares diários vendidos, segundo o IVC (Instituto Verificador de Circulação).

A assessoria da campanha de Serra afirmou não ter conhecimento do "São Paulo Verdade" até o fim da tarde de ontem e, por isso, não iria comentar o assunto.

Nos comitês, o material de campanha era distribuído aos cabos eleitorais, que por sua vez os levavam aos pontos de campanha. No quiosque da praça do Patriarca um casal entregava os exemplares aos pedestres que passavam pelo local.

Leia mais
  • "Objetivo é confundir o eleitor", afirma advogado
  • "É de responsabilidade da coligação", diz nota do PT

    Especial
  • Veja o site do "Agora"
  • Veja as fotos do jornal
  • Leia o que já foi publicado sobre apreensões da Justiça Eleitoral
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página