Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2004 - 09h40

Rejeição a Marta é 10 pontos superior à de Serra

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A rejeição à prefeita Marta Suplicy (PT) é dez pontos superior à de José Serra (PSDB). Somam 43% os paulistanos que dizem que não votariam de jeito nenhum na candidata do PT. No caso do tucano, 33% o rejeitam.

Os dois oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Serra tinha 32% no levantamento anterior, realizado no dia 21 de outubro. Marta registrava uma taxa de 45%, a maior do segundo turno.

O percentual dos que dizem que não votam na prefeita de maneira alguma permanece mais o menos o mesmo desde o início da atual fase do processo eleitoral. Oscilou entre 42% e 45%.

Já o bloco dos que não votariam de jeito nenhum em Serra registra uma tendência de crescimento. Sua taxa de rejeição era de 29% na primeira pesquisa do segundo turno, feita nos dias 7 e 8 de outubro. Foi subindo pouco a pouco até atingir os atuais 33%. Mesmo assim, ainda é nove pontos menor que a mais baixa rejeição à candidata do PT à prefeitura.

O maior grau de rejeição à petista é registrado entre os eleitores que têm curso superior. Nessa faixa, mais da metade, 52%, dizem que não votariam em Marta sob nenhuma circunstância.

Para medir a taxa de rejeição no segundo turno, o Datafolha perguntou aos eleitores que disseram que votariam em um candidato ou em nulo ou em branco se poderiam votar no outro e listou três opções: com certeza, talvez e de jeito nenhum.

O índice de rejeição é o percentual dos eleitores que dizem que não votariam de modo algum no outro candidato.

Mudança de voto

De acordo com a pesquisa do Datafolha, os dois candidatos têm chances idênticas de conquistar os votos dos eleitores que ainda não estão totalmente certos de sua escolha até agora.

Dos que declararam que sua decisão ainda pode mudar, 34% afirmam que Serra tem mais chances de levar seu voto, o mesmo percentual dos que falam que Marta é a escolha mais provável.

Serra tem muito mais acolhida entre os que ainda podem mudar de opinião e que ganham mais de dez salários mínimos: 58% afirmam que ele ganharia seu voto.

Malufistas

Mesmo com o apoio explícito de Paulo Maluf (PP) a Marta, seus eleitores continuam ao lado de Serra. Dos que dizem ter votado no ex-prefeito no primeiro turno, 71% escolhem o tucano no segundo. Apenas 14% optam pela candidata do PT.

Nos últimos dias, ao menos 40 kombis com fotos do ex-prefeito ao lado de Marta circulam pela cidade, no lado mais visível do apoio. Anteontem, a prefeita admitiu que se sente "desconfortável" com a situação de aparecer lado a lado com seu inimigo histórico, que já a chamou, em outros tempos, até de "devassa". No primeiro turno, o candidato do PP recebeu 734.580 votos.

Já a divisão dos votos entre os eleitores de Luiza Erundina (PSB) segue acirrada. Serra leva 39% dos que votaram na ex-prefeita, exatamente o mesmo percentual conquistado por Marta. Só 7% dos fiéis à ex-prefeita ainda não se decidiram, enquanto 16% dizem que votarão em branco ou nulo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página