Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2004 - 08h00

Marta e Serra encerram campanha hoje com debate na Globo

Publicidade

da Folha Online

Termina hoje com um debate na Rede Globo, às 22h, a acirrada campanha eleitoral para à Prefeitura de São Paulo. A data marca também a despedida dos candidatos José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT) na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Ontem os dois comemoraram os resultados das pesquisas e tentaram passar para o eleitor a segurança de que serão vitoriosos.

Marcelo Ximenez/FI
José Serra em campanha nas ruas de São Paulo


A dois dias da eleição, o tucano José Serra chega ao debate em vantagem. Segundo o Datafolha, ele tem 49% das intenções de voto contra 42% de Marta. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No Ibope, a diferença de Serra é maior: 49% a 40%. Nessa sondagem, a margem de erro é de três pontos. Entretanto, ambas as pesquisas apontam para a redução da vatangem de Serra na reta final.

De acordo com a legislação eleitoral, hoje é o último dia para a divulgação da propaganda gratuita no rádio e na TV e para a realização de debates. O último programa será exibido às 20h30, pouco antes do debate.

Flávio Florido/FI
Marta Suplicy discursa na praça da Sé


Na despedida, José Serra deverá repetir o pedido para que os eleitores não deixem de votar em virtude do feriado do Dia de Finados (2 de novembro). Marta deverá insistir no "voto de confiança" para dar continuidade aos projetos já implementados que, segundo ela, poderão não ser continuados se Serra vencer.

Debate

O encontro de hoje na TV será o quarto ao longo da campanha em São Paulo, mas o segundo com participação restrita a Serra e Marta.

O debate desta noite será realizado de maneira semelhante ao debate entre Serra e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições presidenciais em 2002. Haverá participação da platéia e os candidatos poderão se movimentar dentro dos limites de uma arena.

O encontro, mediado pelo jornalista Chico Pinheiro, será dividido em cinco blocos. No primeiro e no terceiro, 40 eleitores escolhidos pelo Ibope e que estarão na platéia farão perguntas aos candidatos. Cada candidato responderá a quatro perguntas de cidadãos paulistanos --duas em cada bloco.

Serra e Marta escolherão os eleitores-entrevistadores por meio de uma tela localizada em um púlpito na arena do estúdio. O escolhido será identificado na platéia e fará a pergunta ao vivo. Todas as questões foram pré-determinadas pela emissora.

No segundo e quarto blocos, os candidatos farão, um ao outro, duas perguntas de tema livre com duração de 30 segundos cada uma. Haverá dois minutos para as respostas, um para a réplica e um para a tréplica. O tempo para perguntar é de 30 segundos. O último bloco será reservado para as considerações finais.

Primeiro confronto

O primeiro encontro do segundo turno ocorreu na TV Bandeirantes, no dia 14, e foi marcado por intensa troca de ataques.

O primeiro debate do segundo turno na televisão entre os candidatos teve pico de 11 pontos de audiência --média de oito-- segundo o Ibope. Cada ponto no Ibope da Grande São Paulo eqüivale a cerca de 49,5 mil domicílios.

Na ocasião, Marta centrou fogo no candidato a vice de Serra, o deputado pefelista Gilberto Kassab, que ocupou por um ano a Secretaria de Planejamento na gestão Celso Pitta (1997-2000). Também atacou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

O contra-ataque de Serra foi de um "sufoco tributário" ao "apagão da saúde". Sobre Kassab, citou o então assessor do deputado à época, atualmente secretário do governo de Planejamento do governo Marta, Jorge Wilheim.

Além da cidade de São Paulo, outros 43 municípios escolherão novos prefeitos neste domingo.

Especial
  • Veja o perfil de José Serra
  • Veja perfil de Marta Suplicy
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página