Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2004 - 11h27

Luizianne diz que sua eleição pode alavancar "eixo do Nordeste"

Publicidade

FABIANA FUTEMA
Enviada especial a Fortaleza (CE)

Na véspera de uma eleição cercada de polêmica, a líder das pesquisas para a sucessão municipal em Fortaleza (CE), Luizianne Lins (PT), afirmou que uma vitória amanhã contra Moroni Torgan (PFL) podedrá gerar um novo pólo político no país, formado pelos prefeitos eleitos do Nordeste.

Segundo ela, esse eixo foi fortalecido com a vitória dos petistas João Paulo, em Recife (PE), e Marcelo Déda, em Aracaju (SE). "Tem um crescimento de prefeituras do PT no Nordeste. Já conversei com o João Paulo e com o Marcelo Deda sobre a formação de um pólo forte de prefeitos aqui do Nordeste", disse Luizianne.

A petista afirmou que esse grupo de prefeitos pode se unir "para ir ao governo federal e exigir políticas públicas" para a região. "Podemos passar a exigir as políticas necessárias de que o Nordeste tanto precisa para se desenvolver", disse.

Segundo Luizianne, "agora é a vez do Nordeste se integrar às políticas do governo federal". "Isso será feito do jeito que sempre fiz, com independência e posições críticas em relação ao governo Lula e ao próprio PT."

Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não ter participado ativamente de sua campanha, Luizianne disse que ele torce por sua vitória como "militante do PT". "Nossa relação é a melhor possível. Sua assessoria [do presidente] nos procurou e deixou claro que ele está torcendo pela nossa vitória como militante do PT."

Diferentemente da campanha em São Paulo, em Fortaleza a petista não teve outdoors e cartazes do presidente Lula. Ele também não gravou declarações de apoio à candidatura.

"A única responsável pela minha chegada ao segundo turno foi a militância do PT e PSB. Estamos mostrando que, com capacidade e articulação com o povo, é possível chegar lá. Quando se agrega essa força popular, o PT tem que reconhecer que precisa se engajar a esse grande projeto popular e democrático", disse.

Especial
  • Leia mais sobre Luizianne Lins
  • Leia mais sobre Moroni Torgan
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página